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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ditadura e educação: currículo e estudos sociais na Escola Polivalente (Alagoinhas/BA) e na Escola de 1° e 2° graus Prof. Abelardo Romero Dantas (Lagarto/SE), 1968-1980
Autor(es): Nascimento, Grasiele Ferreira do
Data do documento: 31-Ago-2023
Orientador: Cardoso, Célia Costa
Resumo: As Reformas de 1.º e 2.º graus foram alguns dos processos responsáveis por inserir os governos militares na política externa, e nas tratativas da entrada de capital estrangeiro no país por meio de acordos internacionais, como os firmados entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a United States Agency of International Development (Usaid), que vieram a contribuir com a propaganda governamental respaldada pela defesa da educação profissional. Todavia, como reação, surgiram importantes movimentos de resistência organizados por entidades estudantis e associações de professores. O presente trabalho dedica-se a analisar como as políticas educacionais, das décadas de 1960 e 1970, se estruturaram como instrumento de poder centralizador e ideológico do Estado militarizado, e em que medida elas refletiram nos movimentos pedagógicos, que prezavam por uma educação humanizada. De modo que alterou a disposição e organização do ensino de História, sobretudo na educação básica, com a introdução da matéria Estudos Sociais, como obrigatória no currículo do 1.º grau, em detrimento das disciplinas de História e Geografia separadamente, promovendo o esvaziamento dos conteúdos voltados às ciências humanas. Esta pesquisa empenha-se em investigar a forma como se deu a organização do currículo das humanidades, com a Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971, e do Parecer 853, de 11 de novembro de 1971, e os modos de sua aplicação nos estados da Bahia e de Sergipe, escolhendo duas instituições de ensino com forte respeito popular, a Escola Polivalente de Alagoinhas (BA) e a Escola de 1.º e 2.º graus Prof. Abelardo Romero Dantas (SE). A utilização de documentos oficiais, como leis e decretos de âmbito nacional, documentos produzidos pelas secretarias escolares e pelos próprios professores, como diários de classe e atas de reuniões, correspondências enviadas pelo Conselho Estadual de Educação e fotografias, foram importantes fontes históricas para se alcançar os resultados desta pesquisa. Por meio da História Comparada e da análise qualitativa, apesar de distintas em trajetórias e projetos de ensino, buscou-se estabelecer conexões e identificar as aproximações em torno dessas duas realidades educacionais, inseridas em um contexto político-econômico-socialcultural autoritário e de elevada complexidade para o entendimento das relações sociais no espaço escolar.
Abstract: The 1st and 2nd grade educational reforms were some of the processes responsible for foreign policy, and in the negotiations for the entry of foreign capital into the country through international capital into the country through international agreements, such as those signed between the Ministry of Education and Culture (MEC) and the United States Agency for International Development (Usaid), which contributed to the government's propaganda backed by the defense of professional education. However, in reaction, there were movements organized by student bodies and teachers' associations. teachers' associations. This paper is dedicated to analyzing the educational educational policies of the 1960s and 1970s, in order to understand the structuring of the power instruments of the military state, which was markedly centralizing and ideological. It questions and reflects on the political interference in pedagogical movements, especially those especially those that advocated humanized education. The government's government proposals in the field of education have altered the layout and organization of history teaching, especially in History, especially in basic education, with the introduction of Social Studies, as compulsory in the primary school curriculum, to the detriment of the History and Geography subjects separately. Geography separately, leading to the emptying out of the contents of the human Sciences. This research aims to investigate how the humanities curriculum was organization of the humanities curriculum with Law No. 5,692 of August 11, 1971, and Parecer 853, of November 11, 1971, and how they were applied in the states of Bahia and Sergipe. states of Bahia and Sergipe, choosing two educational institutions with strong popular respect, the Escola Polivalente de Alagoinhas (BA) and the Escola de 1.º e 2.º graus Prof. Abelardo Romero Dantas (Lagarto/SE). The use of official documents, such as national laws and decrees documents produced by the school secretariats and by the teachers themselves, such as class themselves, such as class diaries and minutes of meetings, correspondence sent by the State Education Council and photographs were important historical sources for the results of this research. Through comparative history and qualitative through comparative history and qualitative analysis, despite their different trajectories and teaching projects, we sought to establish the two educational realities, in an authoritarian politicaleconomic-social-cultural context that is highly complex for the for understanding social relations in the school environment.
Palavras-chave: Ditadura na Bahia e Sergipe
Educação e Estado
Estudos sociais (ensino fundamental)
Currículos
Mudança de currículos
Autoritarismo
Bahia
Sergipe
Ditadura civil-militar
Políticas educacionais
Estudos sociais
História
Civil-military dictatorship
Educational policies
Social studies
History
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em História
Citação: NASCIMENTO, Grasiele Ferreira do. Ditadura e educação: currículo e estudos sociais na Escola Polivalente (Alagoinhas/BA) e na Escola de 1° e 2° graus Prof. Abelardo Romero Dantas (Lagarto/SE), 1968-1980. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19409
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