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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19413
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Antonella Moura da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:03:27Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:03:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonella Moura da. Acesso da pessoa com deficiência ao ensino médio público estadual em Sergipe. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19413 | - |
dc.description.abstract | This dissertation dealt with the access of people with disabilities to state public high school in Sergipe. Its general objective was to map the access of people with disabilities to state public secondary education in Sergipe and the specific objectives were: to investigate aspects of special education in Sergipe; specify the sociodemographic elements of the disabled population enrolled in state public high school in Sergipe (gender and race/color); to identify the predominance of types of disability in relation to the number of student enrollments in state public high schools in Sergipe. To achieve these objectives, the study was developed with a quantitative and qualitative approach to measure and understand the aspects that characterize the access of people with disabilities to state public secondary education in Sergipe. It was a descriptive research. The study had enrollments of people with disabilities in the state public network in Sergipe as a research universe and, as a sample, enrollments in high school. The time frame of the research was from 2016 to 2020. As the year 2016 was the period in which Law No. of Decree No. 10502 which institutes the National Policy on Special Education with the proposal of an inclusive, equitable education with lifelong learning. For the collection of information, data provided by the National Disability Information System - SISDEF were used. When considering the results found with the development of the research, it is considered that the access of people with disabilities to state public high school in Sergipe is still restricted, considering the total population with disabilities residing in the State and the number of enrollments analyzed , although there has been some progress in relation to the actions of state power to expand this population's access to the state educational system. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação em Sergipe | por |
dc.subject | Pessoa com deficiência na educação de Sergipe | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Pessoa com deficiência | por |
dc.subject | Pesquisa de pessoa com deficiência | por |
dc.subject | Acesso | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Person with disability | eng |
dc.subject | Access | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Acesso da pessoa com deficiência ao ensino médio público estadual em Sergipe | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vânia Carvalho | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação versou sobre o acesso da pessoa com deficiência ao ensino médio público estadual em Sergipe. Teve como objetivo geral mapear o acesso da pessoa com deficiência ao ensino médio público estadual em Sergipe e como objetivos específicos: investigar aspectos da educação especial em Sergipe; especificar os elementos sociodemográficos da população com deficiência matriculada no ensino médio público estadual em Sergipe (gênero e raça/cor); identificar predominância dos tipos de deficiência em relação ao número de matrículas de estudantes no ensino médio público estadual em Sergipe. Para o alcance desses objetivos o estudo foi desenvolvido com abordagem quanti-qualitativa para dimensionar e entender os aspectos que caracterizam o acesso da pessoa com deficiência ao ensino médio público estadual em Sergipe. Tratou-se de uma pesquisa descritiva. O estudo teve como universo de investigação matrículas de pessoas com deficiência na rede pública estadual em Sergipe e, como amostra, matrículas no ensino médio. O marco temporal da pesquisa foi de 2016 a 2020. Por ser o ano de 2016 o período em que a Lei nº 146/15 Lei Brasileira de Inclusão - LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência) entrou em vigor e 2020 por ser ano de publicação do decreto nº 10502 que institui a Política Nacional de Educação Especial com a proposta de uma educação inclusiva, equitativa e com aprendizado ao longo da vida. Para a coleta de informações foram utilizados dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência - SISDEF. Ao considerar os resultados constatados com o desenvolvimento da pesquisa, pondera-se que o acesso das pessoas com deficiência ao ensino médio público estadual em Sergipe ainda é restrito, considerando-se o total da população com deficiência residente no Estado e o número de matrículas analisadas, apesar de haver um certo avanço em relação às ações do poder estatal para com a ampliação do acesso dessa população ao sistema educacional de ensino estadual. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Serviço Social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Serviço Social |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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ANTONELLA_MOURA_SILVA.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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