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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre as cotas e a assistência estudantil da Universidade Federal do Cariri
Autor(es): Dias, Juliana Moreira
Data do documento: 31-Jul-2023
Orientador: Santos, Vera Núbia
Resumo: Como medidas voltadas à ampliação significativa do acesso à educação superior no país, tem-se a Lei de Cotas, através da Lei 12.711, publicada em 2012, que visa ao ingresso de estudantes no ensino superior e no ensino técnico na rede federal de educação, reservando metade das vagas para pessoas que cursaram o ensino médio ou ensino fundamental totalmente em escola pública, como condição de acesso à educação superior ou ao ensino técnico. Assim, essa dissertação tem como objetivo geral analisar as implicações da Lei de Cotas na Assistência Estudantil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e como objetivos específicos compreender a trajetória das ações afirmativas no Brasil e sua implementação por meio da Lei de Cotas e do Programa Bolsa Permanência; conhecer a trajetória da inclusão dos grupos populacionais formados por pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na Lei de Cotas; analisar o perfil da graduação no ensino superior federal após a implementação da lei de cotas; e refletir sobre os desafios postos à assistência estudantil após a implementação das cotas no ensino superior. Para tanto, utilizamos o método crítico-dialético, de inspiração marxiana. A abordagem metodológica utilizada neste estudo foi qualitativa. Caracterizamos a pesquisa como estudo de campo, realizada na UFCA, em que o universo do estudo se refere a discentes cotistas e foram realizadas entrevistas dirigidas semiestruturadas junto a estudantes cotistas de diversos cursos. Esta pesquisa também é caracterizada como documental, em que foram utilizados relatórios institucionais e relatórios nacionais de pesquisas realizadas junto a estudantes da educação superior e da educação tecnológica de instituições federais. Os resultados permitem visualizar que a maioria dos/as cotistas da UFCA pertence ao curso de Engenharia Civil, com 422 estudantes; a cota L2, que se refere a pretos, pardos ou indígenas com renda de até 1,5 salário mínimo responde pelo segundo maior grupo de cotistas, com 33,8% do total dos sujeitos, impactando na assistência estudantil; 50% dos/as entrevistados/as ingressaram na UFCA pela cota L2; 2,61% do total de cotistas são pessoas com deficiência; aprovação dos/as entrevistados/as acerca da UFCA; relatos de dificuldades ao longo da graduação, como em disciplinas específicas em decorrência de lacunas no ensino médio, dificuldades financeiras enquanto esperam o recebimento do auxílio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, tendo em vista se encontrarem no cadastro de reserva; baixa qualidade no transporte público; desconhecimento da maioria dos/as entrevistados/as acerca das ações afirmativas. Conclui-se ser necessário à Universidade Federal do Cariri incorporar à sua política de gestão a divulgação maciça do significado das ações afirmativas e, na particularidade da assistência estudantil, desenvolver ações de acompanhamento de estudantes cotistas de forma a contribuir na melhoria do seu desempenho acadêmico
Abstract: As measures aimed at significantly expanding access to higher education in the country, there is the Quota Law, through Law 12,711, published in 2012, which aims to allow students to enter higher education and technical education in the federal education network, reserving half of the places for people who completed secondary or primary education entirely at a public school, as a condition of access to higher education or technical education. Thus, this dissertation has the general objective of analyzing the implications of the Law of Quotas in Student Assistance at the Federal University of Cariri (UFCA) and the specific objectives of understanding the trajectory of affirmative actions in Brazil and its implementation through the Law of Quotas and the Program Permanence Grant; know the trajectory of the inclusion of population groups made up of black, mixed race, indigenous people and people with disabilities in the Quota Law; analyze the graduation profile in federal higher education after the implementation of the quota law; and reflect on the challenges posed to student assistance after the implementation of quotas in higher education. To do so, we use the critical-dialectic method, inspired by Marx. The methodological approach used in this study was qualitative. We characterize the research as a field study, carried out at UFCA, in which the study universe refers to quota students and semi-structured directed interviews were carried out with quota students from different courses. This research is also characterized as documentary, in which institutional reports and national reports of research carried out with students from higher education and technological education students from federal institutions. The results allow us to see that the majority of UFCA quota holders belong to the Civil Engineering course, with 422 students; the L2 quota, which refers to black, brown or indigenous people with an income of up to 1.5 minimum wages, accounts for the second largest group of quota holders, with 33.8% of the total number of subjects, impacting student assistance; 50% of those interviewed joined UFCA under the L2 quota; 2.61% of the total quota holders are people with disabilities; approval of interviewees regarding UFCA; reports of difficulties during graduation, such as in specific subjects due to gaps in secondary education, financial difficulties while waiting to receive assistance from the Dean of Student Affairs, considering they are on the reserve register; low quality in public transport; lack of knowledge of the majority of interviewees about affirmative actions. It is concluded that it is necessary for the Federal University of Cariri to incorporate into its management policy the massive dissemination of the meaning of affirmative actions and, in the particularity of student assistance, to develop monitoring actions for quota students in order to contribute to improving their academic performance.
Palavras-chave: Assistência social
Estudantes universitários
Lei de Cotas
Assistência estudantil
Ações afirmativas
Educação superior
Law of Quotas
Student assistance
Affirmative actions
College education
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: DIAS, Juliana Moreira. Reflexões sobre as cotas e a assistência estudantil da Universidade Federal do Cariri. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19417
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