Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Carlos Magno-
dc.date.accessioned2017-02-16T18:49:54Z-
dc.date.available2017-02-16T18:49:54Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGOMES, C. M. A intertextualidade da ópera na ficção de Nélida Piñon. Línguas & Letras, Cascavel, v. 11, n. 21, p. 87-104, 2010. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/viewArticle/3206>. Acesso em: 16 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1981-4755-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1941-
dc.description.abstractEste artigo analisa como Nélida Piñon constrói uma leitora feminista no romance A força do destino (1978). Essa obra destaca o papel da escritora contemporânea ao ler os clássicos de um lugar pós-moderno e feminista. Pós-moderno por descentrar os elementos estruturais do texto, feminista por se opor a todo tipo de opressão da mulher. Neste romance, a narradora reconstrói a trajetória das personagens Álvaro e Leonora, protagonistas da ópera homônima de Giuseppe Verdi, a partir de sua devoção por elas, por isso passa a ser um relato passional e original. A narrativa de Piñon é construída de um lugar paródico e irreverente que atualiza o enredo de Verdi. Trata-se de uma metanarrativa em que a narradora dialoga com seus personagens e seu leitor. Nesse caso, a referência à ópera de Verdi é, na verdade, a exploração de arquivos artísticos e culturais de acordo com os interesses da narradora. Metodologicamente, este trabalho se pauta na exploração das intertextualidades presentes nessa obra e nos estudos de gênero para valorizar o lugar de fala da escritora como próprio da cultura feminista contemporânea._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article examines how Nélida Piñon builds a feminist reader in the novel A força do destino (1978). This work highlights the role of the contemporary writer to read the classics from the post-modern and feminist places. Post-modern because it decentralizes the structural elements of the text, feminist because it opposes to any kind of women oppression. In this novel, the narrator reconstructs the trajectory of the characters Alvaro and Leonora, homonym protagonists of the opera by Giuseppe Verdi, based on her devotion by them, because of this, it becomes a passionate and original reporting. The narrative of Piñon is built from a parodist and irreverent place that updates the plot of Verdi. This is a metanarrative in which the narrator dialogues with her characters and reader. In this case, the reference to the opera by Verdi is, actually, the exploration of artistic and cultural archives in accordance with the interests of the narrator. Methodologically, this paper is guided by the exploitation of intertextuality present in this work and in gender studies to enhance the speaking place of the writer as a real part of contemporary feminist culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioestept_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectMetanarrativa feministapt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectNélida Piñonpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectFeminist metanarrativept_BR
dc.subjectOperapt_BR
dc.titleA intertextualidade da ópera na ficção de Nélida Piñonpt_BR
dc.title.alternativeThe intertextuality of opera in the fiction of Nelida Piñonpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseLicença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Não Adaptadapt_BR
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntertextualidadeOperaNelidaPinon.pdf98,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.