Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19464
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Gamificação no ensino de História: investigação da segunda guerra mundial (1939-1945), na perspectiva de aprendizagem em Rüsen, no ensino médio
Autor : Nunes, Franklin Menezes
Fecha de publicación : 26-feb-2024
Director(a): Oliveira, Itamar Freitas de
Resumen: Nesta dissertação, no âmbito do ProfHistória, exploramos a gamificação no ensino de História sobre a Segunda Guerra Mundial (1939 - 45) na etapa do ensino médio. Desse modo, a questão central é investigar como a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem histórica seguindo a proposta de Rüsen (2012a). O objetivo é promover a consciência histórica sistemática dos alunos, identificando elementos dos jogos, narrativas das ações gamificadas, avaliando o resultado na abrangência dos fatos e a reflexão das suas implicações no presente. Motiva-se por essa estratégia educacional que permite abordagens personalizadas, as quais adaptadas às demandas cognitivas dos estudantes. Conjecturamos que aliada à aprendizagem em Rüsen (2012a), contribui para uma compreensão dos fatos sobre a Segunda Guerra. A pesquisa se fundamentou em uma revisão bibliográfica relacionada à gamificação no ensino de História, jogos, sua instrução, incluindo livros, artigos, dissertações e outras fontes. E ainda, atributos gerais dos jogos, consciência, educação histórica, subsídios dos games e a avaliação diagnóstica dos discentes no Google Forms. Nesse intuito, aplica-se o método de estudo de caso, observação participante, a análise e o acondicionamento do produto pedagógico. Além disso, o seu funcionamento (regras, jogabilidade, objetivos e outros), o discernimento na escolha dos conteúdos, apresentação de ações gamificadas e o ensinamento dos discentes. Por fim, a proficuidade do conhecimento na vida prática, as escolhas docentes desde os “manuais”, livros didáticos e as possibilidades da gamificação. Em relação aos resultados, após o teste do produto no Colégio Estadual Dep. Guido Azevedo, em Areia Branca - SE, suas modificações com base no feedback, percebemos que houve, durante os três dias de aplicação, relativamente, a motivação no aprendizado, mas somente com algumas mudanças no enfoque, nas regras, sistema de níveis e o debate das temáticas. Portanto, o intitulado “Gamificar na Aprendizagem (2ª Guerra): Conhecimento Histórico e Habilidades Mentais em Rüsen”, é um recurso didático que auxilia o ensino de História, sobretudo, a interpretação da experiência sociocultural no transcorrer da orientação do tempo histórico.
Resumen : In this dissertation, within the scope of ProfHistória, we explore gamification in the teaching of History about World War II (1939 - 45) at the high school level. Thus, the central question is to investigate how gamification can contribute to the development of historical learning, following Rüsen's proposal (2012a). The aim is to promote systematic historical awareness among students, identifying elements of games, narratives of gamified actions, evaluating the outcome in terms of factual coverage, and reflecting on its implications in the present. This is motivated by an educational strategy that allows for personalized approaches, tailored to the cognitive demands of students. We hypothesize that this, combined with learning in Rüsen (2012a), contributes to an understanding of the facts about World War II. The research is based on a literature review related to gamification in History teaching, games, their instruction, including books, articles, dissertations, and other sources. It also covers generais attributes of games, historical awareness, historical education, game subsidies, and diagnostic assessment of students using Google Forms. The research methodology includes a case study method, participant observation, analysis, and development of a pedagogical product. Additionally, it explores the functioning of gamified actions, teaching methods, and the effectiveness of knowledge in practical life. Furthermore, the study delves into the operational aspects of gamified actions, including rules, gameplay, objectives, and other elements, as well as the discernment in choosing content, presenting gamified actions, and teaching students. It also examines the efficacy of knowledge in practical life, teachers' choices from "manuals", textbooks, and the possibilities of gamification. Regarding the results, after testing the product at Colégio Estadual Dep. Guido Azevedo in Areia Branca - SE, and making modifications based on feedback, we observed that there was relatively increased motivation in learning during the three days of application, especially with some changes in focus, rules, level systems, and the discussion of themes. Therefore, the titled "Gamifying Learning (WWII): Historical Knowledge and Mental Skills in Rüsen" can be a didactic resource that aids in History teaching, particularly in interpreting socio-cultural experiences throughout the course of historical time orientation.
Palabras clave : História (estudo e ensino)
Aprendizagem ativa
Jogos
Guerra mundial, 1939-1945
Ensino médio
Aprendizagem histórica
Ensino de história
Gamificação
Segunda Guerra Mundial
Historical learning
History education
Gamification
Second World War
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citación : NUNES, Franklin Menezes. Gamificação no ensino de História: investigação da segunda guerra mundial (1939-1945), na perspectiva de aprendizagem em Rüsen, no ensino médio. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19464
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANKLIN_MENEZES_NUNES.pdf1,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.