Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Sandro Andrade Monteiro-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:58:44Z-
dc.date.available2024-07-05T18:58:44Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationMENEZES, Sandro Andrade Monteiro. Avaliação de protocolo IoT e enlaces para comunicação V2V como suporte para ultrapassagens seguras em VANETs. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19467-
dc.description.abstractBased on the concepts of smart cities, Internet of Things - IoT and the resources that sensor networks can aggregate, this work is based on the evaluation of protocols and standards that can be used in vehicular networks (Vehicular Ad Hoc Networks – VANET) with the intention to carry out the analysis of three of the most promising application layer protocols IoT. The Constrained Application Protocol – COAP, Message Queuing Telemetry Transport - MQTT and IPv6 over Low power Wireless Personal Area Networks - 6LowPAN, these protocols have similar characteristics to each other, such as: energy efficiency, little need for processing and low latency, characteristics that are ideal for vehicular networks. In a scenario created by the Omnet++ simulator together with the frameworks Veins and Sumo, we tested the efficiency of these protocols on a Vanet network where latency, packet loss, jitter and throughput metrics were used. For analyses, was considered a model of vehicular overtaking, where the vehicles involved need to be aware of other vehicles nearby and be alert to their changes in route and speeds, this work was carried out using 802.11p networks together, the 802.15.4 and the promising 5G mobile network with the intention of verifying its efficiency in supporting drivers when overtaking where they do not have good visibility. In our simulations, the concepts of Overtaking Visibility Distance – DVU were applied, which are used by the National Department of Transport Infrastructure - DNIT and even even by the American Association of State Highway Transportation Officials – AASHTO. To the end of the simulations, which were based on a bidirectional highway scenario with vehicles in different directions and at random speeds, the superior efficiency of the MQTT protocol working in conjunction with the 5G mobile network standard. The efficiency of this combination was found in all metrics used, making it clear that the association between These two technologies constitute an excellent choice in favor of the concept of cities intelligent.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCidades inteligentespor
dc.subjectInternet das coisaspor
dc.subjectRede de computador (protocolos)por
dc.subjectProtocolos IoTpor
dc.subjectSamrt citieseng
dc.subjectIot protocoloseng
dc.subjectVANETseng
dc.subjectCOAPeng
dc.subjectMQTTeng
dc.subject6LowPANeng
dc.titleAvaliação de protocolo IoT e enlaces para comunicação V2V como suporte para ultrapassagens seguras em VANETspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos Júnior, Rubens de Souza-
dc.description.resumoBaseando-se nos conceitos de cidades inteligentes, Internet of Things - IoT e nos recursos que as redes de sensores podem agregar, este trabalho tem como base a avaliação de protocolos e padrões que podem ser empregados em redes veículares Vehicular Ad Hoc Networks – VANET com a intenção de realizar a análise de três dos mais promissores protocolos da camada de aplicação IoT. Foram analisados os protocolos Constrained Application Protocol – COAP, o Message Queuing Telemetry Transport - MQTT e o IPv6 over Low power Wireless Personal Area Networks - 6LowPAN, esses protocolos possuem características similares entre si, como: eficiência energética, pouca necessidade de processamento e baixa latência, características estas que são ideais para as redes veiculares. Em um cenário elaborado pelo simulador Omnet++ em conjunto com os frameworks Veins e Sumo, testamos a eficiência desses protocolos em uma rede Vanet onde foram utilizadas as métricas de latência, perda de pacotes, jitter e throughput. Para as análises, foi considerado um modelo de ultrapassagem veicular, onde os veículos envolvidos necessitam estar cientes da existência de outros veículos próximos e estarem alertas a suas mudanças de rota e velocidade. Este trabalho foi realizado utilizando-se em conjunto as redes 802.11p, a rede 802.15.4 e a promissora rede móvel 5G, com a intenção de verificar sua eficiência no suporte aos motoristas em ultrapassagens onde os mesmos não possuam uma boa visibilidade. Durante as simulações foram aplicados os conceitos de Distância de Visibilidade de Ultrapassagem – DVU, que são utilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT e até mesmo pela American Association of State Highway Transportation Officials – AASHTO. Ao final das simulações, que se basearam em um cenário de rodovia bidirecional com veículos em diferentes direções e em velocidades aleatórias, foi identificada a eficiência superior do protocolo MQTT, trabalhando em conjunto com o padrão de redes móveis 5G. A eficiência dessa combinação foi constatada em todas as métricas utilizadas, deixando claro que a associação entre essas duas tecnologias constitui-se em uma excelente escolha em favor do conceito das cidades inteligentes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carneiro Neto, José Aprígio-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRO_ANDRDADE_MONTEIRO_MENEZES.pdf27,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.