Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19481
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A estação São Francisco nos trilhos do tempo: uma abordagem audiovisual como ferramenta pedagógica para o ensino de História |
Autor(es): | Rezende, Jeanne do Nascimento |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Orientador: | Maynard, Andreza Santos Cruz |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo a Estação São Francisco em Alagoinhas (BA), que funcionou como parada de trens de passageiros entre 1863 e 1989. Para isso, além da reflexão sobre as relações entre o cinema e o ensino de história, desenvolveu-se um produto audiovisual acerca desse monumento histórico-cultural. O produto audiovisual foi desenvolvido no formato de um documentário de curta duração, acessível por QR Code. O objetivo geral desse trabalho é, portanto, demonstrar aos professores de história o potencial do recurso audiovisual para contextualizar a história local em sala de aula. Por este motivo, a pesquisa utilizou como referências teórico-metodológicas, autores como Jörn Rüsen (2010), Marc Ferro (1992), Jaqueline Zarbato (2018), Marcos Napolitano (2010), entre outros autores pertinentes ao desenvolvimento de nossa pesquisa. O estudo busca contribuir com o ensino de história, valorizando a fonte histórica local e integrando a identidade regional. Além disso, busca analisar o uso do audiovisual no ensino contemporâneo da disciplina, voltando-se aos estudantes do ensino básico e, utilizando, para tal, meios digitais acessíveis, que possam desenvolver habilidades e competências significativas para o ensino-aprendizagem |
Abstract: | The present dissertation has as its object of study the São Francisco Station in Alagoinhas (BA), which functioned as a passenger train stop between 1863 and 1989. To this end, in addition to reflecting on the relations between cinema and the teaching of history, an audiovisual product was developed about this historical-cultural monument. The audiovisual product was developed in the format of a short documentary, accessible by QR Code. The general objective of this work is, therefore, to demonstrate to history teachers the potential of audiovisual resources to contextualize local history in the classroom. For this reason, the research used as theoreticalmethodological references, authors such as Jörn Rüsen (2010), Marc Ferro (1992), Jaqueline Zarbato (2018), Marcos Napolitano (2010), among other authors pertinent to the development of our research. The study seeks to contribute to the teaching of history, valuing the local historical source and integrating the regional identity. In addition, it seeks to analyze the use of audiovisual in the contemporary teaching of the discipline, focusing on students of basic education and, for this, using accessible digital media, which can develop significant skills and competencies for teaching-learning. |
Palavras-chave: | História (estudo e ensino) Ferrovias de Sergipe Patrimônio cultural Recursos audiovisuais Ensino de história Patrimônio ferroviário Audiovisual Estação São Francisco History teaching Railway heritage San Francisco Station |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | REZENDE, Jeanne do Nascimento. A estação São Francisco nos trilhos do tempo: uma abordagem audiovisual como ferramenta pedagógica para o ensino de História. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19481 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEANNE_NASCIMENTO_REZENDE.pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.