Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19546
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | VGLGUI: uma interface gráfica de programação visual para a biblioteca VisionGL |
Autor(es): | Maciel, Roberto Wagner Santos |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Orientador: | Dantas, Daniel Oliveira |
Resumo: | Imagens médicas são usadas em clínicas para apoiar o diagnóstico e o tratamento de doenças. O desenvolvimento de algoritmos de visão computacional eficazes para o processamento de imagens é uma tarefa desafiadora que requer uma quantidade significativa de tempo investido na fase de prototipagem. Existem sistemas de programação visual que buscam facilitar a prototipagem. Outros sistemas que permitem o processamento paralelo tentam possibilitar o tratamento de conjuntos de dados de imagens muito grandes que demandam um alto tempo de execução. Os sistemas de workflow, por outro lado, tornaram-se ferramentas populares, pois permitem desenvolver algoritmos como uma coleção de blocos de função, que podem ser vinculados graficamente a pipelines de entrada e saída. Isso ajuda a reduzir a curva de aprendizado para programadores iniciantes. Por fim, existem sistemas que facilitam a programação e aumentam a produtividade por meio da geração automática de código. VisionGL é uma biblioteca de código aberto que facilita a programação por meio da geração automática de código wrapper C++. O código wrapper é responsável por chamar funções de processamento paralelo de imagens ou shaders em CPUs usando OpenCL e em GPUs usando OpenCL, GLSL e CUDA. VGLGUI é uma interface gráfica de usuário para processamento de imagem que permitirá a programação visual de workflow para processamento paralelo de imagens, por meio de funções VisionGL para geração automática de código wrapper e otimização de transferências de imagem entre RAM e GPU. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a descrição da arquitetura da VGLGUI em múltiplas visualizações, utilizando o padrão arquitetural ISO/IEC/IEEE 42010:2011, o 4 + 1 View Model of Software Architecture e a Unified Modeling Language (UML). Também tem como objetivo a descrição e criação do interpretador de workflow da VGLGUI, e demonstração dos resultados de dois pipelines de processamento de imagem em duas plataformas diferentes: com a linguagem Python usando a biblioteca OpenCV executando na CPU, e; com o interpretador da VGLGUI executando na GPU. |
Abstract: | Medical imaging is used in clinics to support the diagnosis and treatment of disease. Developing effective computer vision algorithms for image processing is a challenging task that requires a significant amount of time invested in the prototyping phase. There are visual programming systems that seek to facilitate prototyping. Other systems that allow parallel processing try to make it possible to handle very large image datasets that demand a high execution time. Workflow systems, on the other hand, have become popular tools because they allow you to develop algorithms as a collection of function blocks that can be graphically linked to input and output pipelines. This helps to reduce the learning curve for beginning programmers. Finally, there are systems that make programming easier and increase productivity through automatic code generation. VisionGL is an open source library that facilitates programming through automatic generation of C++ wrapper code. The wrapper code is responsible for calling parallel image processing functions or shaders on CPUs using OpenCL and on GPUs using OpenCL, GLSL and CUDA. VGLGUI is a graphical user interface for image processing that will allow visual workflow programming for parallel image processing, through VisionGL functions for automatic wrapper code generation and optimization of image transfers between RAM and GPU. This research aims to present the architecture description of VGLGUI in multiple views, using the ISO / IEC / IEEE 42010: 2011 architectural standard, the 4 + 1 View Model of Software Architecture and the Unified Modeling Language (UML). It also aims to describe and create the VGLGUI workflow interpreter, and demonstrate the results of two image processing pipelines on two different platforms: with the Python language using the OpenCV library running on the CPU, and; with the VGLGUI interpreter running on the GPU. |
Palavras-chave: | Arquitetura de Software Interpretador Processamento de imagem Software architecture Interpreter Workflow Image processing |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciência da Computação |
Citação: | MACIEL, Roberto Wagner Santos. VGLGUI: uma interface gráfica de programação visual para a biblioteca VisionGL. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19546 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO_WAGNER_SANTOS_MACIEL.pdf | 7,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.