Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1954Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Gomes, Carlos Magno | - |
| dc.contributor.author | Conceição, Claudia Zilmar da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2017-02-21T22:05:13Z | - |
| dc.date.available | 2017-02-21T22:05:13Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06 | - |
| dc.identifier.citation | GOMES, C. M.; CONCEIÇÃO, C. Z. da S. A performance do cordel como prática de leitura literária. Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 44-57, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/4732/3476>. Acesso em: 21 fev. 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1980-2552 | - |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1954 | - |
| dc.description.abstract | Este artigo traz uma reflexão sobre o ensino de literatura a partir da leitura e interpretação da cultura oral e do cordel. Para tanto, sugerimos a introdução da cultura popular como parte dos conteúdos significativos que despertam o interesse e a motivação dos leitores em conhecer a diversidade cultural do cordel. Metodologicamente, exploramos conceitos de cultura popular e performance, propostos por Hall e Zumthor. Quanto ao ensino de literatura, exploramos os métodos de leitura interdisciplinar e subjetiva defendidas por Rouxel e Cosson. Como abordagem de intervenção, propomos oficinas de literatura de cordel._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents a reflection on the teaching of literature from the reading and interpretation of oral culura and string. We envisage the introduction of popular culture as part of meaningful content that arouse the interest and motivation of readers know the cultural diversity of the cordel. Methodologically we explore concepts of popular culture and performance , proposed by Hall and Zumthor . As for the teaching of literature , we explore methods of interdisciplinary and subjective reading advocated Rouxel and Cosson. As an intervention measure , we propose Cordel literature workshops. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas - Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
| dc.subject | Performance | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
| dc.subject | Reading | pt_BR |
| dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
| dc.title | A performance do cordel como prática de leitura literária | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DELI - Artigos de periódicos | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PerformanceCordelLeitura.pdf | 227,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
