Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19563
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Realidade virtual e realidade aumentada aplicada ao ensino de História no ensino médio da escola pública: possibilidades e limitações |
Autor(es): | Costa, Daniel da Silva |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Orientador: | Pinheiro, Lucas Miranda |
Resumo: | A presente dissertação resulta de investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade Federal de Sergipe e teve como ponto de partida a seguinte questão-problema: como os recursos de realidade virtual e aumentada podem contribuir para o ensino/aprendizagem de História? Visando responder a essa pergunta, traçamos como objetivo principal estudar as potencialidades e limitações do uso da tecnologia de realidade virtual e aumentada como ferramenta pedagógica para a disciplina História na rede pública de educação básica, levando em consideração as limitações materiais e humanas próprios das escolas públicas brasileiras. A fim de atingir esse objetivo, realizamos pesquisa participante do tipo qualitativa em uma escola de ensino médio da rede pública da Bahia, para isso, ministramos aulas fazendo uso dos referidos recursos e ouvimos professores e alunos sobre suas impressões acerca do uso dos referidos recursos no âmbito escolar. Consideramos após esta pesquisa que os recursos de realidade aumentada e virtual são conhecidos pela maioria dos professores, no entanto, uma pequena minoria já utilizou para fins pedagógicos, apesar de os considerar como ferramentas com potencial pedagógico. Já entre os alunos, tais recursos obtiveram grande aprovação, destacando elementos como: maior poder de ilustração, aumento do engajamento e promoção do ensino/aprendizagem ativa. Concluímos assim que os recursos de realidade virtual e aumentada possuem bom potencial de uso por professores de História, no entanto, constatamos também uma série de cuidados e limitações que precisam ser consideradas quando da inserção desses recursos em sala de aula. |
Abstract: | This dissertation is the result of research developed within the scope of the Professional Master's Degree in History teaching at the Federal University of Sergipe and had as its starting point the following problem question: how virtual and augmented reality resources can contribute to the teaching/learning of History ? Aiming to answer this question, our main objective is to study the potential and limitations of using virtual and augmented reality technology as a pedagogical tool for the History discipline in the public basic education network, taking into account the material and human limitations typical of public schools. Brazilians. In order to achieve this objective, we carried out qualitative participatory research in a public high school in Bahia. To this end, we taught classes using the aforementioned resources and listened to teachers and students about their impressions regarding the use of the aforementioned resources in the school environment. After this research, we consider that augmented and virtual reality resources are known by the majority of teachers, however, a small minority have already used them for pedagogical purposes, despite considering them as tools with pedagogical potential. Among students, these resources received great approval, highlighting elements such as: greater illustration power, increased engagement and promotion of active teaching/learning. We therefore conclude that virtual and augmented reality resources have good potential for use by History teachers, however, we also note a series of precautions and limitations that need to be considered when inserting these resources in the classroom. |
Palavras-chave: | História (estudo e ensino) Realidade virtual na educação Aprendizagem ativa Ensino de história Realidade aumentada History teaching Virtual reality Augmented reality |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | COSTA, Daniel da Silva. Realidade virtual e realidade aumentada aplicada ao ensino de História no ensino médio da escola pública: possibilidades e limitações. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19563 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIEL_SILVA_COSTA.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.