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dc.contributor.authorOliveira, Mônica Teles Santos de-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:09:57Z-
dc.date.available2024-07-11T17:09:57Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mônica Teles Santos de. O processo de identificação profissional de futuros professores e sua relação com o saber: um olhar sobre os estágios supervisionados no ensino de Matemática (DMA/SC/UFS). 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19569-
dc.description.abstractThis work investigated the process of professional identification of future Mathematicsteachers and the Relationship with Knowledge, based on the experiences of thesubjectsparticipating in the research, when taking the Supervised Internships in MathematicsTeaching (ECS). It is a field research, under a qualitative approach with exploratoryandexplanatory purposes, driven by the following question: What are the implications of theECSand the actions experienced in this context, in the process of identification with theteachingprofession? To answer it, initially the study was based on texts by authors suchas Antunes(2007), Charlot (2000, 2005), Dubar (2005), Grillo and Gessinger (2008), Guimarães (2004),Nóvoa (1995, 2009), Souza (2009, 2015), Tardif (2002). Data were collected fromstudentsregularly enrolled in the Supervised Internship course in Mathematics TeachingIII inthesemester 2018/2, of the Mathematics Degree course at the Federal University of Sergipe(SãoCristóvão Campus), those who had already attended the others two mandatory internshipsinthat course. The main instruments of data collection were textual productionandsemi-structured interviews, in addition to the curricular menus of the referreddisciplines(ECS I; ECS II; ECS III). From the theoretical assumptions, the research showedthat theconstitution of professional identity refers to the dimensions of the RelationshipwithKnowledge developed by Charlot (2000). Thus, the epistemic, social and identitydimensionsrevealed themselves as constituents of the figure of the teacher built on the ideas of theseinterns and with the effect of their professional identification. In addition, the researchshowedthat mathematical knowledge, pedagogical knowledge and experiential knowledge constitutethe subjects' professional identity. The subjects considered that the ECS collaboratefortheappropriation of this knowledge and promote reflection on teaching, contributingtochangetheir perspective, from student to teacher, that is, collaborating with the professionalidentification process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência (estudo e ensino)por
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectProgramas de estágiopor
dc.subjectProfessores (formação)por
dc.subjectIdentificação profissionalpor
dc.subjectRelação com o saberpor
dc.subjectEstágio supervisionado em Matemáticapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectProfessional identificationeng
dc.subjectRelationship with to knoweng
dc.subjectSupervised internship in Mathematicseng
dc.subjectInitial formationeng
dc.titleO processo de identificação profissional de futuros professores e sua relação com o saber: um olhar sobre os estágios supervisionados no ensino de Matemática (DMA/SC/UFS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Denize da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho investigou sobre o processo de identificação profissional de futuros professoresde Matemática e a Relação com o Saber, a partir das vivências dos sujeitos participantesdapesquisa, ao cursarem os Estágios Supervisionados no Ensino de Matemática (ECS). Trata-sede uma pesquisa de campo, sob abordagem qualitativa com fins exploratório e explicativo,impulsionada pelo seguinte questionamento: Quais as implicações dos ECSe dasaçõesvivenciadas nesse âmbito, no processo de identificação com a profissão docente?Pararespondê-la, inicialmente, o estudo baseou-se em textos de autores como Antunes (2007),Charlot (2000, 2005), Dubar (2005), Grillo e Gessinger (2008), Guimarães (2004), Nóvoa(1995, 2009), Souza (2009, 2015), Tardif (2002). Os dados foramcoletados, juntoaosestudantes regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado emEnsinodeMatemática III, no semestre 2018/2, do curso Licenciatura em Matemática da UniversidadeFederal de Sergipe (Campus São Cristóvão), sendo esses que já haviamcursado os outrosdoisestágios obrigatórios no referido curso. Os principais instrumentos de coleta de dadosforamprodução textual e entrevistas semi-estruturadas, além das ementas curriculares das referidasdisciplinas (ECS I; ECS II; ECS III). A partir dos pressupostos teóricos, a pesquisaevidenciou que constituição da identidade profissional remete às dimensões da RelaçãocomoSaber desenvolvida por Charlot (2000). Com isso, as dimensões epistêmica, social eidentitária revelaram-se como constituintes da figura do professor construída no ideáriodessesestagiários e com efeito de sua identificação profissional. Além disso, a pesquisa evidenciouque os saberes matemáticos, os saberes pedagógicos e os saberes experienciais constituemaidentidade profissional dos sujeitos. Os sujeitos consideraram que os ECS colaboramparaapropriação desses saberes e promovem reflexão sobre a docência, contribuindoparamudança de sua perspectiva, de aluno para professor, ou seja, colaborando como processodeidentificação profissional.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Maria Batista-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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