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dc.contributor.authorTeodósio, Pamella Menezes-
dc.date.accessioned2024-07-11T19:39:54Z-
dc.date.available2024-07-11T19:39:54Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationTEODÓSIO, Pamella Menezes. Circular village: o ensino da economia circular na gestão da construção civil. 2024. 301 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19575-
dc.description.abstractSustainability has been gaining ground in discussions across various sectors, presenting itself as a way to reduce environmental problems, and the construction industry is one of them. Therefore, studies are needed to develop ways to carry out construction activities with reduced or scarce degrading actions. As a result, the concept of circular economy has been under discussion. To introduce this topic into the academic environment, both for professionals in training and those already in the workforce, games can be used as a tool for active methodology. Thus, this research aims to construct and apply a didactic game for teaching the theme "Circular Economy in Construction Management". For this purpose, a method based on Design Science Research was developed, including Systematic Literature Mapping, bibliographic research, formulation and application of forms during indirect observation of didactic games for a deeper understanding of learning games, as well as the research of essential elements for the construction of such games, game design, application, and validation of the artifact. The final part of the methodology consisted of describing the developed game, its application, and pre- and post-dynamic questionnaires to observe the learning process for students and teaching for teachers. Regarding the results, the entire DSR process allowed the construction of a didactic game reconciling construction management learning with circular economy, using interlocking building blocks and suitable for training or teaching. Thus, the results indicate that the game contributed to the learning of circular economy topics for students and enabled some teachers to understand the context of circular economy in their discipline, demonstrating its effectiveness as an active methodology tool for teaching. It is hoped that it can be incorporated into the academic context and modified to address new disciplines.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectEngenharia (estudo e ensino)por
dc.subjectEconomia circularpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectConstruçãopor
dc.subjectBlocos de montarpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCircular economyeng
dc.subjectGameseng
dc.subjectConstructioneng
dc.subjectBuilding blockseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleCircular village: o ensino da economia circular na gestão da construção civilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Débora de Gois-
dc.description.resumoA sustentabilidade vem ganhando espaço nas discussões de diversos setores, apresentando-se como uma maneira de reduzir os problemas ambientais, e a construção civil é um desses. Sendo assim, tornam-se necessários estudos que desenvolvam formas de realizar as atividades da construção com diminuição ou escassez destas ações degradantes. Em virtude disso, vem sendo discutida a economia circular. Como forma de inserção deste assunto no ambiente acadêmico, tanto para profissionais em formação quanto aos que já estão no mercado de trabalho, pode-se fazer uso de jogos, que funcionaria como uma ferramenta de metodologia ativa. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo construir e aplicar um jogo didático para o ensino da temática “Economia Circular na Gestão da Construção”. Para isso, foi desenvolvido um método baseado no Design Science Research, com Mapeamento Sistemático da Literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de formulários durante observação indireta de jogos didáticos para maior conhecimento sobre os jogos de aprendizagem, como também a pesquisa de elementos essenciais para a construção de jogos deste tipo, elaboração de jogo, aplicação e validação do artefato. A parte final da metodologia consistiu na descrição do jogo desenvolvido, a aplicação do mesmo e de questionários pré e pós dinâmica para observação do processo de aprendizagem para os discentes e de ensino para os docentes. Acerca dos resultados, todo o processo do DSR permitiu a construção de um jogo didático conciliando o aprendizado da gestão da construção com a economia circular, fazendo o uso de blocos de montar com encaixe e podendo ser aplicado para treinamento ou ensino. Sendo assim, os resultados apontam que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos assuntos trabalhados pela economia circular para os discentes, e permitiu que alguns professores pudessem compreender o contexto da economia circular na sua disciplina, o que mostra a sua eficácia como ferramenta de metodologia ativa para o ensino. Espera-se então que possa ser incorporado no contexto acadêmico, bem como possa ser alterado para abordar novas disciplinas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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