Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, João Guilherme Nascimento-
dc.date.accessioned2024-07-15T11:36:01Z-
dc.date.available2024-07-15T11:36:01Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.citationSantos, João Guilherme Nascimento. Atividades experimentais atreladas aos conteúdos de mecânica : uma experiência da Residência Pedagógica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Física) – Departamento de Física, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19592-
dc.description.abstractEste trabalho visa apresentar a experiência em sala de aula, especialmente, na aplicação da atividade avaliativa prática no laboratório do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP) A metodologia usada para o desenvolvimento dessa atividade foi a abordagem experimental, na qual os alunos tinham a autonomia de realizar em grupo a prática, com o intuito de observar os acontecimentos do cotidiano e corroborar aos assuntos relacionados à mecânica. Outrossim, a teoria e a prática são aliadas para o entendimento e a observação, ambas à luz da metodologia a fim de demonstrar a participação de alguns estudantes que, em dias de aulas teóricas, não retinham a participação e atenção, porém, com o uso do exercício experimental, os mesmos alunos conseguiram destaque e desenvolverem o raciocínio.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectMecânicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectRaciocínio lógicopor
dc.subjectMechanicseng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectReasoningeng
dc.titleAtividades experimentais atreladas aos conteúdos de mecânica : uma experiência da Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Tiago Nery-
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar a experiência em sala de aula, especialmente, na aplicação da atividade avaliativa prática no laboratório do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP) A metodologia usada para o desenvolvimento dessa atividade foi a abordagem experimental, na qual os alunos tinham a autonomia de realizar em grupo a prática, com o intuito de observar os acontecimentos do cotidiano e corroborar aos assuntos relacionados à mecânica. Outrossim, a teoria e a prática são aliadas para o entendimento e a observação, ambas à luz da metodologia a fim de demonstrar a participação de alguns estudantes que, em dias de aulas teóricas, não retinham a participação e atenção, porém, com o uso do exercício experimental, os mesmos alunos conseguiram destaque e desenvolverem o raciocínio.pt_BR
dc.publisher.departmentDFI - Departamento de Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao_Guilherme_Nascimento_Santos.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.