Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Fábio Silva-
dc.contributor.authorGomes, Carlos Magno-
dc.date.accessioned2017-02-21T23:08:00Z-
dc.date.available2017-02-21T23:08:00Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationSANTOS, F. S.; GOMES, C. M. Leitura literária na EJA: questionando a identidade sexual. Pontos de Interrogação, Alagoinhas, v. 6, n. 2, p. 49-66, jul./dez., 2016. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3294/2162>. Acesso em: 21 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2237-9681-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1959-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposta de letramento literário para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental a partir do debate em torno das identidades sexuais e da ambiguidade com a qual esse tema é abordado por Clarice Lispector no conto O corpo, da coletânea A via crucis do corpo (1974). Metodologicamente, aplicamos os conceitos teóricos ligados à formação do leitor: identidade literária, proposto por A. Rouxel; Prática cultural de leitura, articulado por C. Gomes; e leitura literária na EJA, defendido por M. Cruz. Como resultado desta pesquisa, apresentamos o relato de uma experiência de leitura que teve o objetivo de ampliar o horizonte de expectativa do leitor no que se refere à flexibilidade das identidades sexuais._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a proposal of literary literacy for classes of Youth and Adult Education (EJA, in Portuguese) of Elementary School from the debate about sexual identities and the ambiguity as this theme is approached by Clarice Lispector in the short-story "O corpo" of the book A via crucis do corpo (1974). Methodologically, we applied the theoretical concepts related to the formation of the reader: "literary identity", proposed by A. Rouxel; "literary literacy", articulated by C. Gomes; and "literary reading" in EJA, defended by M. Cruz. As a result of this research, we present the report of a reading experience that aimed to broaden the reader's expectation horizon regarding the flexibility of sexual identities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Crítica Cultural - Universidade do Estado da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectIdentidades sexuaispt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectSexual identitiespt_BR
dc.titleLeitura literária na EJA: questionando a identidade sexualpt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading in EJA: questioning the sexual identitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.pt_BR
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraLiterariaEJA.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.