Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Heloisa Lima do-
dc.date.accessioned2024-07-16T14:03:38Z-
dc.date.available2024-07-16T14:03:38Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationNascimento, Heloisa Lima do. Práticas de leitura na ponta dos dedos : uma análise do BookTok. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19608-
dc.description.abstractAnalyzes how content producers/influencers create an environment of connection with the user on TikTok, emphasizing the description of TikTok, its role and relevance on social networks, the characterization of the context of emergence and popularization of TikTok, the distinction of interaction strategies and engagement used by digital influencers, the characterization of new ways of reading and Booktok, along with their objectives. Use exploratory research operationalized from bibliographic, documentary and netnographic research on the hashtag #booktokbrasil to understand how these content producers are connected with social network users and influenced the book consumption process in Brazil, describing visual techniques used by influencers, observe the #booktokbrasil community. It is concluded that: a) in the case of BookTok, generation Z, considered digital natives, is more open, is the one who most appropriates the functionalities and is the one who has the greatest capacity to absorb and interact with relevant technologies and media resources; b) content sharing is increasingly innovative, always presenting new ways of attracting public attention; c) reading and communication spaces in the community are increasingly adapted to users' new forms of communication; d) content producers use the platform’s own designs to give life and greater dynamism to the content; e) use knowledge sharing practices through the publication of literary content on the social network.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação socialpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectTikTokpor
dc.subjectBookTokpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectLivrospor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectTikTokeng
dc.subjectBookTokeng
dc.subjectBookseng
dc.subjectEncouraging readingeng
dc.subjectPropagandapor
dc.titlePráticas de leitura na ponta dos dedos : uma análise do BookTokpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Claudomilson Fernandes-
dc.description.resumoAnalisa como os produtores de conteúdo/influenciadores criam um ambiente de conexão com o usuário no TikTok enfatizando a descrição do TikTok, seu papel e relevância nas redes sociais, a caracterização do contexto de emergência e de popularização do TikTok, a distinção das estratégias de interação e engajamento utilizadas pelos influenciadores digitais, a caracterização de novas formas de leitura e do Booktok, junto a seus objetivos. Utiliza pesquisa exploratória operacionalizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e netnográfica na hashtag #booktokbrasil para compreender como estes produtores de conteúdo têm se conectado com usuários da rede social e influenciado o processo de consumo de livros no Brasil, descrever técnicas visuais utilizadas pelos influenciadores, observar a comunidade #booktokbrasil. Conclui que: a) no caso do BookTok, a geração Z, considerada nativo digital, está mais aberta, é a que mais se apropria das funcionalidades e é a que apresenta maior capacidade de absorver e interagir com as tecnologias e respectivos recursos midiáticos; b) o compartilhamento de conteúdo está cada vez mais inovador apresentando sempre novas formas de atrair a atenção do público; c) os espaços de leitura e comunicação na comunidade estão cada vez mais adaptados às novas formas de comunicação dos usuários; d) os produtores de conteúdo utilizam-se dos artifícios da própria plataforma para dar vida e maior dinamicidade ao conteúdo; e) utilizam práticas de compartilhamento de conhecimento através da publicação de conteúdos literários na rede social.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa_Lima_Nascimento.pdf874,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.