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Tipo de Documento: Tese
Título: Lições da racionalidade aberta: via para (re)criar as humanidades na complexidade cibercultural
Autor(es): Carvalho, Geovânia Nunes de
Data do documento: 17-Mai-2024
Orientador: Schneider, Henrique Nou
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da consideração do ethos onto-epistêmico da tecnociência ser um condutor da redução e do empobrecimento das humanidades, no panorama cibercultural do século XXI agudizado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Diante dessa tensão, defendi a tese de que as lições da racionalidade aberta poderão (re)criar as humanidades por meio de suas atitudes comunicativas, visando à restauração da riqueza multidimensional do homo complexus. Apresento uma possível resposta à questão de pesquisa “Como a racionalidade aberta poderá ser uma via para a (re)criação das humanidades no universo da Complexidade Cibercultural?”, alcançando a conclusão no recorte histórico de que as lições, além de serem atitudes epistêmicas, são igualmente morais. Mantendo a consideração do devir histórico, apresentei uma possível interpretação e compreensão do fenômeno da Complexidade Cibercultural, panorama das emergências tensionadas entre tecnociência e humanidades. Em defesa dos argumentos, me apropriei do tronco referencial da complexidade de Edgar Morin e de um elenco de especialistas, para compor as vias metodológicas libertas das gaiolas epistêmicas, assumindo a criação de uma dimensão onto-paradigmático-epistêmico-metodológica complexa, na qual emendei retalhos da hermenêutica gadameriana, o rigor outro, a autonarrativa e a arte por meio de sua linguagem poética e da apropriação compreensiva de personagens cinematográficos. Estas vias filosóficas complexas foram guias para elaborar os elementos estruturantes, sob a perspectiva qualitativa e bibliográfica, para (re)discutir, (re)interpretar e compreender os retalhos e emendas de um recorte da realidade mutante espiralada.
Abstract: This research was developed based on the consideration of the onto-epistemic ethos of technoscience being a driver of the reduction and impoverishment of the humanities, in the cybercultural panorama of the 21st century heightened by Digital Information and Communication Technologies (DICT). Faced with this tension, I defended the thesis that the lessons of open rationality will be able to (re)create the humanities through their communicative attitudes, aiming to restore the multidimensional richness of homo complexus. I present a possible answer to the research question “How can open rationality be a path to the (re)creation of the humanities in the universe of Cybercultural Complexity?”, reaching the conclusion in the historical context that the lessons, in addition to being epistemic attitudes, are also moral. Keeping the consideration of historical development, I presented a possible interpretation and understanding of the phenomenon of Cybercultural Complexity, an overview of emergencies tensioned between technoscience and humanities. In defense of the arguments, I appropriated the referential trunk of Edgar Morin’s complexity and a list of experts, to compose the methodological paths freed from epistemic cages, assuming the creation of a complex ontoparadigmatic-epistemic-methodological dimension, in which I spliced patches of Gadamerian hermeneutics, other rigor, self-narrative and art through its poetic language and the comprehensive appropriation of cinematic characters. These complex philosophical paths were guides to elaborate the structuring elements, from a qualitative and bibliographic perspective, to (re)discuss, (re)interpret and understand the patches and amendments of a spiraling mutant reality.
Palavras-chave: Educação (estudo e ensino)
Computadores e civilização
Cultura e tecnologia
Integralidade e educação
Tecnologia educacional
Civilização moderna
Homo complexus
Complexidade cibercultural
Racionalidade aberta
Humanidades
Complexity
Cybercultural complexity
Open rationality
Humanities
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Geovânia Nunes de. Lições da racionalidade aberta: via para (re)criar as humanidades na complexidade cibercultural. 2024. 388 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19613
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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