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dc.contributor.authorSantana, Raquel Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-07-17T18:53:32Z-
dc.date.available2024-07-17T18:53:32Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationSANTANA, Raquel Gonçalves. Contribuição da metacognição para a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras: uma abordagem por meio da resolução de problemas. 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19615-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze whether the use of metacognitive strategies in problem solving on the Pythagorean theorem contributes to promote a significant learning about this theorem. Therefore, a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) was proposed in order to promote a meaningful learning about the Pythagorean theorem for students, as well as the awareness about their own knowledge. The PMTU was experienced by students from the 9th grade with age/grade distortion from a public school in Aracaju/ SE. This research is based on the theory of Meaningful Learning of David Ausubel (1978; 2003) and Moreira (2010; 2011; 2012), Flavell’s Metacognition (1979), the concepts of Rosa’s metacognition (2011), problem solving according to Polya (1995) and Onuchic; Allevato (2011). The methodological course of this study was qualitative, experimental, and with participants. It was consisted in the development and experience of a PMTU on the theorem of Pythagoras and it had as a guiding theme people’s accessibility with mobility difficulties to motivate students to associate the content with their daily lives. The data analysis was based on the interpretation of the data produced during the research. For data collection we used a metacognitive questionnaire, audio recordings, photographs, students’ written records, and the researcher’s field diary. The metacognitive strategies used by the students were present through the metacognitive elements facilitating meaningful learning through providing students with knowledge about the Pythagorean theorem. The use of metacognitive strategies boosted the activation of metacognitive thinking, additionally made it possible to detect flaws in their learning process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectEstratégias metacognitivaspor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectTeorema de Pitágoraspor
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativapor
dc.subjectMetacognitive strategieseng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectPythagorean theoremeng
dc.subjectPotentially meaningful teaching uniteng
dc.titleContribuição da metacognição para a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras: uma abordagem por meio da resolução de problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Divanizia do Nascimento-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar se a mobilização de estratégias metacognitivas na resolução de problemas sobre o teorema de Pitágoras contribui para promover uma aprendizagem significativa sobre esse teorema. Para isso, propôs-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com vista a promover nos estudantes a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras, assim como a tomada de consciência sobre seu próprio conhecimento. A UEPS foi vivenciada com estudantes do 9º ano da educação básica, em distorção de idade e série de uma escola pública de Aracaju/SE. A presente pesquisa está fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Moreira (2010; 2011; 2012), na Metacognição de Flavell (1979) e nos conceitos de metacognição de Rosa (2011) e na resolução de problemas conforme Polya (1995) e Onuchic; Allevato (2011). O percurso metodológico deste estudo foi de cunho qualitativa, experimental, do tipo participante, consistiu na elaboração e na vivência de uma UEPS sobre o teorema de Pitágoras, teve como tema norteador a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção para motivar os estudantes a fazerem correlações do conteúdo com seu cotidiano. A análise dos dados foi com base na interpretação dos dados produzidos na pesquisa. Para a coletas de dados utilizou-se um questionário metacognitivo, gravações de áudio, fotografias, registros escritos dos estudantes e o diário de campo da pesquisadora. As estratégias metacognitivas mobilizadas pelos estudantes fizeram-se presentes por meio dos elementos metacognitivos e favoreceu a aprendizagem significativa ao proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre o teorema de Pitágoras. O uso das estratégias metacognitivas potencializou a ativação do pensamento metacognitivo, como também possibilitou detectar falhas no seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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