Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19634
Tipo de Documento: Monografia
Título: Corpos e infâncias : traços de uma memória individual e coletiva no percurso de uma formação docente
Autor(es): Farias, Kalinka de Roma Souza
Data do documento: 9-Set-2019
Orientador: Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
Resumo: A compreensão de infância, da memória e do corpo como maneira de expressar-se é de suma importância para formação docente, pois a partir desta compreensão os futuros professores poderão trabalhar sob a visão de tais temas para o desenvolvimento de suas aulas. A presente pesquisa objetivou analisar as narrativas sobre o corpo, a memória e a infância das (os) discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe em Itabaiana, através da Oficina “Corpo e Memória: Suas Manifestações na Formação Docente”. A pesquisa fundamentou-se em Kohan (2005), para discutir acerca de infância, Zanella (2013), para abordar o corpo e Halbwachs (2003) para compreender memória e memória coletiva. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, explicativo, bibliográfico e experimental. A coleta de dados foi realizada à luz das narrativas gravadas durante a oficina, bem como a partir das produções feitas pelas discentes. A presente pesquisa possibilitou observar e compreender que os discentes expressam marcas das suas infâncias por meio dos seus corpos, e uma formação docente voltada para um olhar sensível que amplie as potencialidades do corpo pode reverberá na construção de um sujeito em processo de liberdade.
Abstract: The comprehension of childhood, memory and body as a way of expressing oneself is extremely important for teacher education, because from this understanding future teachers will be able to work under the vision of such themes for the development of their classes. This research aimed to analyze the narratives about the body, memory and childhood of the students of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe in Itabaiana, through the Workshop “Body and Memory: Their Manifestations in Teacher Education”. The research was based on Kohan (2005), to discuss about childhood, Zanella (2013), to approach the body and Halbwachs (2003) to understand memory and collective memory. The methodology of this research is qualitative, explanatory, bibliographical and experimental. Data collection was performed in the light of the narratives recorded during the workshop, as well as from the productions made by the students. This research made it possible to observe and understand that students express marks of their childhood through their bodies, and a teacher education focused on a sensitive look that expands the potentialities of the body may reverberate in the construction of a subject in the process of freedom.
Palavras-chave: Formação de professores
Memória
Infância
Corpo
Teacher training
Memory
Childhood
Body
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: FARIAS, Kalinka de Roma Souza. Corpos e infâncias: traços de uma memória individual e coletiva no percurso de uma formação docente. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19634
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kalinka_Roma_Souza_Farias.pdf11,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.