Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19654
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | A teatralidade como ferramenta expressiva e performática na música pop |
Autor(es): | Silva Neto, Francisco da |
Data do documento: | 12-Abr-2024 |
Orientador: | Silva, Gerson Praxedes |
Resumo: | O presente trabalho consiste em apresentar uma pesquisa sobre o teatro e a música pop, visando unir as duas pautas fazendo correlação entre ambas, buscando entender como acontece a interação entre os mesmos, a fim de demonstrar como os artistas do gênero utilizam da linguagem teatral para maximizar suas interpretações e estética. Além disso, explicar como a teatralidade impacta na construção de personagens e nas montagens de performances e turnês de artistas do gênero, uma vez que a mesma vai além de palco e platéia transcendendo os muros do teatro criando elos com outras linguagens e áreas, podendo ser notada através de cenários, figurinos e entre outros elementos, sem deixar de ser teatral. Bem como, é utilizada para caracterizar atores caricaturais e falsos, aqueles que expressam algo que se distancia da verdade. Este trabalho utiliza-se como base para essas explicações, estudiosos como: Constantin Stanislavski, mas precisamente o seu livro "A construção da personagem", Edélcio Mostaço, Amy Dempsey, entre outros… e sites como o Teatro em escala. |
Abstract: | The present work consists of presenting research on theater and pop music, aiming to unite the two themes, making a correlation between them, seeking to understand how the interaction between them happens, in order to demonstrate how artists of the genre use theatrical language to maximize your interpretations and aesthetics. As well as, explain how theatricality impacts the construction of characters and the staging of performances and tours by artists of the genre, since it goes beyond the stage and audience, transcending the walls of the theater, creating links with other languages and areas, and can be noticed through sets, costumes and other elements, without ceasing to be theatrical. It is also used to characterize caricatural and false actors, those who express something that is far from the truth. This work is used as a basis for these explanations, scholars such as: Constantin Stanislavski, but precisely his book "The Construction of Character", Edélcio Mostaço, Amy Dempsey, among others... and sites such as Teatro em Escala. |
Palavras-chave: | Teatro Ensino superior (UFS) Música pop Performance Pop music Performance Theater Actuación Música pop Teatro |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Silva, Francisco da. A teatralidade como ferramenta expressiva e performática na música pop. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19654 |
Aparece nas coleções: | Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco_Silva_Neto.pdf | 456,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.