Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19681
Tipo de Documento: Monografia
Título: Memórias leitoras : um estudo acerca das práticas de leitura de jovens do grupo de pesquisa Relicário (CNPq/UFS)
Autor(es): Santos, Ana Karoline Almeida dos
Data do documento: 7-Abr-2020
Orientador: Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
Resumo: Este trabalho versa acerca das memórias que envolvem práticas de leitura das participantes do Grupo de Pesquisa Rede de leituras inscritas, cultura letrada: apropriação, representação e operação do ato de ler (RELICÁRIO) da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2016. Busquei analisar e apresentar as memórias de leitura, da infância, perpassando o período escolar até a vida acadêmica. Em especial, procuro destacar o lugar do Grupo de Estudos e Pesquisas RELICÁRIO em tais práticas. Para o desenvolvimento da pesquisa, segundo a natureza dos dados, foi adotada a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se uma oficina, como também houve a aplicação de questionário e entrevista. Todo esse instrumental teve o intuito de obter informações mais consistentes em relação ao objeto de estudo. A oficina contou com a participação de seis sujeitos, todos eles do sexo feminino e integrantes do mencionado Grupo de Pesquisa. Os dados foram explorados a partir do referencial teórico de diferentes estudiosos. Com relação à às práticas de leituras dialogamos com Chartier (1998), Abreu (2006) e Petit (2009). Já sobre o conceito de memória buscamos amparo em Le Goff (2003), Artières (1998) e Nora (1981). Os resultados dessa pesquisa revelam como os modos de ler de cada leitora são distintos, as formas que se apropriam do conteúdo da obra e que acolhem as experiências de leituras dos diversos contextos sociais ao longo da vida. As memórias de leitura de cada uma são singulares e as experiências desde a infância até o período atual em que se encontram são responsáveis por suscitar, muitas vezes, o gosto literário e até mesmo o suporte material do livro.
Abstract: This paper deals with the memories that involve reading practices of the participants of the Research Group entitled Network of registered readings, literate culture: appropriation, representation and operation of the act of reading (RELICÁRIO) of the Federal University of Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho and registered with the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) since 2016. I sought to analyze and present his reading memories, from childhood, spanning the school period to academic life. In particular, I seek to highlight the place of the RELICÁRIO Study and Research Group in such practices. For the development of the research, according to the nature of the data, the qualitative approach was adopted. For data collection, a workshop was held, as well as a questionnaire and interview. All this instrumental was intended to obtain more consistent information in relation to the object of study. The workshop was attended by six subjects, all of them female and members of the mentioned Research Group. The data were explored from the theoretical framework of different scholars. With regard to reading and practices, we dialogued with Chartier (1998), Márcia Abreu (2006) and Petit (2009). Regarding the concept of memory, we seek support in Le Goff (2003), Artières (1998) and Nora (1981). In summary, these authors helped to understand the topic addressed, which I used as a theoretical contribution. The results of this research reveal how the ways of reading of each reader are different, the forms that appropriate the content of the work and that welcomes the experiences of reading from different social contexts throughout life. The reading memories of each one are unique and the experiences from childhood to the current period in which they find themselves are responsible for raising, many times, the literary taste and even the material support of the book.
Palavras-chave: Práticas de leitura
Leitura no ensino superior
Grupo de leitura
Reading practices
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: SANTOS, Ana Karoline Almeida dos. Memórias leitoras: um estudo acerca das práticas de leitura de jovens do grupo de pesquisa Relicário (CNPq/UFS) . TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19681
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Karoline_Almeida_Santos.pdf602,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.