Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ana Paula Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-07-23T14:30:34Z-
dc.date.available2024-07-23T14:30:34Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Paula Ferreira de. Experiências leitoras de estudantes da Universidade Federal de Sergipe. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19682-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to map and analyze Reading experiences from students of the Campus Professor Alberto Carvalho from Universidade Federal de Sergipe, with focus on the reader’s educational process. This research encompasses the formation of readers. The specific objectives point to: a) Identifying traces that surround reading practices; b) Pinpoint experiences of contact with reading; and c) Conceptualize these reading formation processes. It is intended to be a qualitative field research concerning nature and data analysis. The means of this study were survey and pictures of the readers. The readers-subjects included students from several courses such as Business Administration, Accounting Sciences, as well as Bachelor of Arts in Portuguese, Chemistry and Pedagogy. The collected data were worked in the light of theorists Roger Chartier (1998), Márcia Abreu (2006) and Pierre Nora (1993), articulated with other works regarding “reading practices and memories”. The results of this work reveal the distinctiveness of the readers which appropriate the act of reading in line with their experiences.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectFormação de leitorpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReaderseng
dc.titleExperiências leitoras de estudantes da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roselusia Teresa de Morais-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral mapear e analisar experiências de leituras dos estudantes do Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, com vista no processo formativo do/a leitor/leitora. Esta pesquisa tem como área de abrangência a formação de leitores e leitoras. Os objetivos específicos visam: a) Identificar traços que envolvam as práticas leitoras; b) Localizar experiências que remetem ao contato com a leitura; e c) Conceituar os processos de formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, quanto a natureza, e análise dos dados. Os instrumentos aplicados nesse estudo foram questionário e fotografias de leitores e leitoras. O grupo de sujeitos/pesquisados contemplou estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, e licenciaturas em Letras, Química e Pedagogia. Os dados coletados foram trabalhados à luz dos teóricos Roger Chartier (1998), Márcia Abreu (2006) e Pierre Nora (1993), articulados com as demais obras que discorrem acerca do tema “práticas de leituras e memórias”. Os resultados da presente pesquisa revelam a singularidade dos leitores, os quais apropriam-se do ato de ler de acordo com suas experiências.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Paula_Ferreira_Lima.pdf967,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.