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Tipo de Documento: Monografia
Título: Eficácia do wii-fit no equilíbrio de crianças com paralisia cerebral: série de casos
Autor(es): Mendonça, Jislandia Menezes
Santos, Maria Alícia Reis
Data do documento: 21-Ago-2022
Orientador: Dias, Sheila Schneiberg Valença
Resumo: As crianças com paralisia cerebral (PC) possuem vários déficits funcionais, entre eles a limitação no equilíbrio. A realidade virtual através do uso de games pode ser um instrumento terapêutico inovador para melhorar o equilíbrio dessas crianças de uma forma lúdica, variada e segura. O Wii Fit Plus ® é um pacote do console Nitendo que vem acompanhado de uma plataforma de força e oferece jogos que estimulam a realização de exercícios aeróbicos, de condicionamento muscular, de equilíbrio e de força. No atendimento da fisioterapia pediátrica público no SUS existe uma lista de espera, onde a maioria dessa lista é composta por crianças com PC, o uso de uma ferramenta terapêutica eficiente e de baixo custo ajudaria na celeridade do atendimento dessas crianças no SUS. O objetivo desse estudo é determinar o efeito do Wii Fit Plus ® no equilíbrio de crianças com PC que estão na lista de espera de atendimento fisioterapêutico no SUS. Foram selecionadas para participar da pesquisa crianças com PC recrutadas da lista de espera do centro de especialidades médicas de Lagarto, com idades entre 5 e 18 anos, classificadas no GMFCS 1 a 3 e capazes de entender comandos simples. Os instrumentos utilizados para avaliar o equilíbrio foram Time Up and Go (TUG), alcance funcional e Escala de equilíbrio de Berg pediátrico. Esse estudo segue o modelo de análise de sujeito único com medidas repetidas em três fases ABA, onde A1 é a fase antes do tratamento, B é a fase durante o tratamento e A2 é a fase após o tratamento. Cada criança foi avaliada nove vezes, três vezes para cada desfecho e em cada fase. A análise dos resultados foi realizada com o método da banda com 2 desvios padrão, se um ponto cai fora da banda ele tem a significância de p<0,05. Os resultados observados na escala de Berg foram positivos para todas as seis crianças voluntárias, porém uma delas já tinha um score muito alto e por causa do teto da medida, não foi possível verificar mudanças. O Alcance Funcional e o TUG, apesar de não ter resultados significativos para todas as seis crianças, apresentaram resultado satisfatório para a maioria delas. Através dos resultados deste estudo concluímos que o Wii Fit Plus ® é uma ferramenta fisioterapêutica eficaz para melhorar o equilíbrio de crianças com PC e deve ser usado no atendimento público no SUS.
Abstract: Children with cerebral palsy (CP) have several functional deficits, including limited balance. Virtual reality through the use of video games can be an innovative therapeutic tool to improve the balance of these children in a playful, varied and safe way. The Wii Fit Plus ® is a package for the Nintendo console that comes with a strength platform and offers games that encourage aerobic, muscle conditioning, balance and strength exercises. In public pediatric physical therapy care in the SUS, there is a waiting list, where most of this list is composed of children with CP, the use of an efficient and low-cost therapeutic tool would help to speed up the care of these children in the SUS. The objective of this study is to determine the effect of Wii Fit Plus ® on the balance of children with CP who are on the waiting list for physiotherapeutic care at SUS. Children with CP recruited from the waiting list of the medical specialty center in Lagarto, aged between 5 and 18 years, classified in GMFCS 1 to 3 and able to understand simple commands, were selected to participate in the research. The instruments used to assess balance were Time Up and Go (TUG), functional range and Pediatric Berg Balance Scale. This study follows the single-subject analysis model with repeated measures in three ABA phases, where A1 is the pre-treatment phase, B is the during-treatment phase, and A2 is the post-treatment phase. Each child was evaluated nine times, three times for each outcome and in each phase. The analysis of the results was performed using the band method with 2 standard deviations, if a point falls outside the band it has a significance of p<0.05. The results observed in the Berg scale were positive for all six volunteer children, but one of them already had a very high score and because of the measurement ceiling, it was not possible to verify changes. The Functional Reach and TUG, despite not having significant results for all six children, showed satisfactory results for most of them. Through the results of this study, we concluded that the Wii Fit Plus ® is an effective physical therapy tool to improve the balance of children with CP and should be used in public care in the SUS.
Palavras-chave: Fisioterapia
Paralisia cerebral
Crianças
Equilíbrio
Realidade virtual
Cerebral palsy
Children
Balance
Virtual reality
Physiotherapy
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: MENDONÇA, Jislandia Menezes; SANTOS, Maria Alícia Reis. Eficácia do wii-fit no equilíbrio de crianças com paralisia cerebral: série de casos. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19683
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