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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19689
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem sobre queda livre dos corpos por meio de uma sequência de ensino investigativa - SEI |
Autor(es): | Reis, Thaís Alves |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Orientador: | Souza, Divanizia do Nascimento |
Resumo: | A formação de cidadãos críticos e ativos perante os avanços tecnológicos e científicos da sociedade moderna é almejada por muitos pesquisadores da área da educação. Para tal formação, é necessário um ensino de ciências que desenvolva nos alunos além da aprendizagem de conceitos, também procedimentos e atitudes. Nesse contexto, o ensino por investigação por meio de Sequências de Ensino Investigativas(SEIs) é compreendido por muitos autores como promissor, por ser um processo de ensino e aprendizagem que promove nos estudantes características que potencializam o desenvolvimento de atitudes científicas e a compreensão de fenômenos naturais. Portanto, torna os estudantes ativos na construção do seu próprio conhecimento, por promover a capacidade de argumentação, comunicação e a criação de estratégias que viabilizam a elucidação de problemas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos durante a vivência de uma SEI sobre o conteúdo Queda Livre, a fim de identificar e caracterizar evidências da aprendizagem em termos de conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos pelos alunos durante a vivência de uma SEI que foi baseada nas atividades investigativas descritas por Carvalho (2013). Este trabalho está fundamentado nos ideais construtivistas de Piaget e Vygotsky para a educação e em estudos a respeito dos conteúdos de aprendizagem (conceitos, procedimentos e atitudes). A abordagem de investigação foi qualitativa, sendo também uma pesquisa de natureza interventiva do tipo aplicação. Para a coleta de dados foram considerados dois questionários, um de pré-teste e outro de pós-teste, elaborados pela pesquisadora e respondidos por estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto; também foram analisados os registros das atividades desenvolvidas na SEI e o áudio gravado durante a vivência da SEI. A análise dos dados se deu a partir das etapas da técnica de Análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (2011). Os resultados obtidos mostram que as atividadesinvestigativas desenvolvidas na SEI contribuíram para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes pelos alunos. Assim, a SEI proposta para abordagem sobre Queda Livre apresenta-se como uma estratégia didática com grande potencial para o processo de ensino e aprendizagem de ciências, podendo contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes. |
Abstract: | The formation of critical and active citizens in the face of technological and scientific advances in modern society is desired by many researchers in the field of education. For such training, it is necessary to teach science that develops our students, in addition to learning concepts, also procedures and attitudes. In this context, teaching through investigation through Investigative Teaching Sequences (SEIs) is understood by many authors as promising, as it is a teaching and learning process that promotes in student’s characteristicsthat enhance the development of scientific attitudes and the understanding of skills natural. . Therefore, it makes students active in building their own knowledge, to promote the ability to argue, communicate and create strategiesthat enable the elucidation of problems. Therefore, thisresearch aimed to analyze the learning developed by students during the experience of an SEI on the Free Fall content, in order to identify and characterize evidence of learning in terms of concepts, attitudes and procedures developed by students during the experience of an SEI that was based on the investigative activities described by Carvalho (2013). This work is based on the constructivist ideals of Piaget and Vygotsky for education and studies regarding learning content (concepts, procedures, and attitudes). The research approach was qualitative and was also an interventional research based on the type of application. For data collection, two questionnaires were considered, one pre-test and the other post-test, prepared by the researcher and answered by students from a 1st year high school class at the Federal Institute of Sergipe, Campus Lagarto; records of activities carried out at SEI and audio recorded during the SEI experience were also analyzed. Data analysis was carried out using the stages of Bardin's Conditional Content Analysis technique (2011). The results obtained show that the investigative activitiesdeveloped at SEI were designed to develop concepts, procedures, and attitudes by students. Thus, SEI's proposal to approach Free Fall presents itself as a didactic strategy with great potential for the science teaching and learning process, which can contribute to the formation of critical and active citizens. |
Palavras-chave: | Ciência Ensino de ciências Aprendizagem centrada no aluno Didática Sequências de ensino investigativas Aprendizagem de conceitos Procedimentos e atitudes Queda Livre Science teaching Investigative teaching sequences Learning concepts Procedures and attitudes Free fall |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | REIS, Thaís Alves. Secularização e resistência no Vale do Cotinguiba: o caso dos penitentes de Laranjeiras-SE. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19689 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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