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dc.contributor.authorSantos, Elisson Lima-
dc.date.accessioned2024-07-24T18:23:36Z-
dc.date.available2024-07-24T18:23:36Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Elisson Lima. Transcrevivências: crítica à colonialidade em ambientes educacionais formais. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19692-
dc.description.abstractBy (re) raising and reflecting about my memories from childhood to the present day, mainly within the context of Brazilian formal education environments, both as a student of Northeast region’s Basic Education and Higher Education, as well as a teacher at this level of teaching. I have noticed that (at) these spaces, in which my deviant black body or by the teachers and other people in the school community, modern-colonial violence through education. In this way, infuriated and directing criticism on this issue, with this research, I aim to promote a “transcrevivenciada” (trans-written-lived) analysis that raises transgressions with the violent educational processes generated, reproduced and perpetuated by coloniality in formal educational environments. To this end, I am based on the concept of “escrevivências” generated by Conceição Evaristo to develop an analysis focused on criticism, in dialogue with my parachutes or theoretical references, of modern and colonial educational processes. With this, I point out and I transgress the violence aimed at corporeality that deviates from gender, sexual and racial norms within Brazilian formal educational spaces.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAspectos sociais da ciênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectIdentidades de gênero e sexuaispor
dc.subjectEscrevivênciaspor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectRaceeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleTranscrevivências: crítica à colonialidade em ambientes educacionais formaispt_BR
dc.title.alternative“Transcrevivências”: criticism of coloniality at formal education settingseng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Edinéia Tavares-
dc.description.resumoAo (res)suscitar e refletir sobre minhas memórias dos tempos de infância até a atualidade, principalmente dentro do contexto dos ambientes da educação formal brasileira, tanto como educande da Educação Básica (EB) e do Ensino Superior (ES) de Sergipe quanto como educadore da Educação Básica de Alagoas, noto que (n)esses espaços, em que meu corpo preto transviado foi mutilado, pois educam e perpetuam, seja pelo corpo discente quanto pelo docente e demais pessoas da comunidade escolar, as violências moderno-coloniais através da educação. Dessa forma, enfurecide e direcionando críticas sobre tal questão, com a presente pesquisa tenho como objetivo promover uma análise transcrevivenciada que suscite transgressões para com os processos educativos violentos gerados, reproduzidos e perpetuados pela colonialidade em ambientes formais de educação. Para tal, tenho como base o conceito de escrevivências gerado por Conceição Evaristo para elaborar uma análise focada na crítica, em diálogo com os meus paraquedas ou referenciais teóricos, aos processos educativos modernos e coloniais. Com isso, aponto e transgrido as violências voltadas às corporeidades que fogem às normas de gênero, sexualidades e raciais dentro dos espaços educativos formais brasileiros.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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