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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19723
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Caracterização da textura de superfície relacionada à segurança ao tráfego em rodovias federais de Sergipe |
Autor(es): | Bomfim, Thaynná Almeida dos Santos |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Orientador: | Albuquerque, Fernando Silva |
Resumo: | A aderência pneu-pavimento é uma das principais características no que se refere a segurança ao tráfego de veículos. Alguns dos fatores que influenciam diretamente nessa aderência é a textura superficial do pavimento e o afundamento de trilha de roda. A textura superficial é formada pela microtextura e macrotextura que são características essenciais para o atrito pneu-pavimento, principalmente em condição de pista molhada e com velocidades superiores a 50 km/h. Com o objetivo de avaliar as condições das rodovias federais do estado de Sergipe, a presente pesquisa realizou ensaios em 75 pontos da BR-101 e BR-235, para avaliar a macrotextura, microtextura e ATR (Afundamento de trilha de roda), através dos respectivos ensaios de Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Treliça Metálica. Como forma de correlacionar os resultados obtidos nos ensaios com diferentes equipamentos em um só índice foi utilizado o Índice Internacional de Atrito (International Friction Index – IFI). Através da classificação estabelecida pela ASTM (American Association for Testing and Materials) foi possível não só classificar mas também avaliar as condições de cada ponto analisado relacionando com variáveis como o tráfego, geometria da via, idade e tipo de revestimento. Dessa forma, observou-se que 60% dos trechos da BR-101 e 19% da BR235 necessitam de algum tipo de intervenção relacionada à recomposição da microtextura, mas a principal causa dos acidentes nessas rodovias foi o alto volume de tráfego em segmentos urbanos. Além disso, foi possível propor modelos de previsão de desempenho ajustados para HS (altura de mancha de areia) e IFI capazes de estimar essas variáveis ao longo do tempo, projetando a deterioração temporal da textura do pavimento, e auxiliando os tomadores de decisão no planejamento de intervenções. |
Abstract: | The tire-pavement adherence is a key factor for traffic safety. Surface texture and wheel track rutting directly influence this adherence. Surface texture, comprising microtexture and macrotexture, plays a crucial role in tire-pavement friction, especially in wet conditions and speeds over 50 km/h. This study evaluated the conditions of federal highways in the state of Sergipe by conducting tests at 75 points on BR-101 and BR-235, assessing macrotexture, microtexture, and Wheel Rut Dephts (RUT) through Sand Patch, British Pendulum, and Straightedge Gauge tests. The International Friction Index (IFI) was used to correlate results into a single index. ASTM classification helped not only categorize but also assess each analyzed point in relation to variables such as traffic, road geometry, age and wearing course type. It was observed that 60% of BR-101 segments and 19% of BR-235 require roadworks related to improvement of microtexture. However, the main cause of traffic accidents on these highways was the high traffic volume in urban segments. Additionally, predictive performance models adjusted for HS (texture depth) and IFI were proposed to estimate these variables over time, projecting the temporal deterioration of pavement texture and assisting decision-makers in roadworks planning. |
Palavras-chave: | Pavimentos (defeitos) Pavimentos de asfalto Rodovias (medidas de segurança) Aderência pneu-pavimento Microtextura Macrotextura Afundamento de trilha de roda Segurança no pavimento Pavement Tire-pavement adherence Microtexture Macrotexture Rut depth Pavement safety |
área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citação: | BOMFIM, Thaynná Almeida dos Santos. Caracterização da textura de superfície relacionada à segurança ao tráfego em rodovias federais de Sergipe. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19723 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil |
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