Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19730
Tipo de Documento: Monografia
Título: A medicalização dos comportamentos infantis
Autor(es): Alves, Joseilde de Jesus
Data do documento: 4-Mar-2021
Orientador: Gama, Bruno Cerqueira
Resumo: A medicalização do comportamento infantil vem experimentando em nossa atualidade um crescimento significativo, configurando-se, muitas vezes, como a principal estratégia de convívio com crianças que apresentam comportamentos fora dos padrões sociais, considerando-as como doentes em algumas situações. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo bibliográfico a partir da hipótese de como a medicalização infantil, além de promover um controle do comportamento das crianças, também produz alterações no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, dividimos este estudo em três etapas. Na primeira fizemos uma reflexão sobre a construção da infância nos levando a entender como a criança foi envolvida em uma sociedade constituída por regras que determinam quais comportamentos são saudáveis ou não e como a escola tem um papel fundamental neste processo, pois a maioria dos “desvios” ocorridos nesta fase da vida são notados a partir de uma problemática na aprendizagem. Nesse cruzamento entre o que se espera da infância e o do papel da escola, partimos para a próxima fase refletindo as relações entre normal e patológico a fim de ampliar o entendimento do papel dos educadores, da família e dos profissionais de saúde. Por fim, nos detemos sobre a temática da medicalização, colocando em cheque os limites entre normal, média, anomalia e patologia que desembocam na utilização de fármacos como solução primordial para os processos de ensino-aprendizagem. Assim, podemos notar como este processo é complexo podendo abranger ainda diversos estudos. A complexidade do tema nos faz concluir sobre o necessário aprofundamento conceitual dos educadores a fim de uma melhor compreensão do papel fundamental que exercem no processo de medicalização, bem como os desdobramentos éticos do uso dos fármacos entre uma educação bancária e uma educação libertadora como nos propõe Paulo Freire.
Abstract: La medicalización del comportamiento infantil viene experimentando en nuestra actualidad un crecimiento significativo, que a menudo se configura como la principal estrategia de convivencia con niños que exhiben comportamientos fuera de los padrones sociales, considerándolos como enfermos en algunas situaciones. Este trabajo tiene como objetivo hacer un estudio bibliográfico a partir de la hipótesis de cómo la medicalización de los niños, además de promover un control de sus conductas, también produce cambios en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para ello, dividimos este estudio en tres etapas. En la primera, hicimos una reflexión sobre la construcción de la infancia, llevándonos a comprender cómo el niño se involucró en una sociedad conformada por reglas que determinan qué comportamientos son saludables o no y cómo la escuela tiene un papel fundamental en este proceso, puesto que la mayoría de los “desvíos” ocurridos en esta fase de la vida son notados a partir de una problemática en la aprendizaje formal. En ese cruce entre lo que se espera de la infancia y el papel de la escuela, partimos para la próxima fase reflejando las relaciones entre normal y patológico con el fin de ampliar el entendimiento del papel de los educadores, la familia y los profesionales de salud. Por último, nos detenemos sobre la temática de la medicalización, analizando los límites entre normal, media, anomalía y patología que llevan al uso del fármacos como solución primordial para los procesos de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, podemos observar lo complejo que es este proceso y que todavía puede abarcar varios estudios. La complejidad del tema nos lleva a concluir sobre la necesaria profundización conceptual de los educadores con el fin de comprender mejor el rol fundamental que desempeñan en el proceso de medicalización, así como las consecuencias éticas del uso de los fármacos entre una educación bancaria y una educación liberadora como nos propone Paulo Freire.
Palavras-chave: Medicalização
Infância
Educação
Medicalización
Infancia
Educación
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: ALVES, Joseilde de Jesus. A medicalização dos comportamentos infantis. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19730
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joseilde_Jesus_Alves.pdf530,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.