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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leite, Kátia Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T17:09:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T17:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Kátia Maria da Silva.O uso da música, combate ao preconceito étnico-racial e ensino de história: uma sequência didática aplicada aos 7º anos, Colégio Amadeus, Aracaju, Sergipe, 2023 . 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19731 | - |
dc.description.abstract | Law No. 10,639 of 2003 represents the need and its importance for training and socialization in combating ethnic-racial prejudice; due to the possibility of generating actions that contribute to the deconstruction of stereotypes, prejudices and stigmas rooted in society in relation to the history and culture of the black population. Mediated by this discourse, the objective of this work was to enhance history teaching and learning practices, focusing on combating ethnic-racial prejudice towards black people in Brazilian society. Therefore, this research promoted a teaching methodology through a didactic sequence (with a script of activities), using music as methodological and pedagogical support in teaching history to combat this prejudice. The pedagogical actions of the didactic sequence were divided and executed, aligned with the contents of the third two months: firstly, the theme of the history and culture of African people served as initial contextualization; second, the actions were developed using music (lyrics and audio) as a historical document; the third moment occurred through the culmination of socialization of learning. This experience/practice was worked with students in the 7th year of Elementary School II, at Colégio Amadeus, a unit of the private education network in Aracaju, Sergipe, in the months of September and October in the year 2023. From this stance pedagogical, historiographical and humanistic, it was possible to re-signify school culture as a favorable space in which students recognized themselves as subjects who respect the ethnic-racial diversity of people. This teaching and learning proposal is attentive to the regulations of the National Curricular Parameters (PCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC). In theoretical terms, the foundation that guided the reflections of this study was mainly based on the works of Almeida (2019), Schmidt, et. al, (2011) Rüsen (2012), Freitas e Oliveira (2022) and Gomes (2005), as well as other authors whose writings contributed to the foundation of this research. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | História (estudo e ensino) | por |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | por |
dc.subject | Preconceitos | por |
dc.subject | Música (aspectos sociais) | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Música e combate | por |
dc.subject | Preconceito étnico-racial | por |
dc.subject | Teaching history | eng |
dc.subject | Music and combating | eng |
dc.subject | Ethnic-racial prejudice | eng |
dc.title | O uso da música, combate ao preconceito étnico-racial e ensino de história: uma sequência didática aplicada aos 7º anos, Colégio Amadeus, Aracaju, Sergipe, 2023 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, José Vieira da | - |
dc.description.resumo | A Lei nº 10.639 de 2003 representa a necessidade e sua importância formativa e de socialização no combate ao preconceito étnico-racial; devido à possibilidade de gerar ações que contribuam para a desconstrução de estereótipos, preconceitos e estigmas enraizados na sociedade em relação à história e à cultura da população negra. Mediado por esse discurso, o objetivo desse trabalho era potencializar práticas de ensino e aprendizagem de história, tendo como foco o combate ao preconceito étnico-racial em relação ao negro na sociedade brasileira. Diante disso, essa pesquisa promoveu uma metodologia de ensino por meio de uma sequência didática (com roteiro de atividades), utilizando músicas como suporte metodológico e pedagógico no ensino de história para combater esse preconceito. As ações pedagógicas da sequência didática foram divididas e executadas, alinhadas aos conteúdos do terceiro bimestre: primeiramente a temática da história e da cultura dos povos africanos serviu como contextualização inicial; segundo, as ações foram desenvolvidas utilizando músicas (letras e áudio) como documento histórico; o terceiro momento ocorreu mediante culminância de socialização da aprendizagem. Essa experiência/prática foi trabalhada com alunos(as) do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Amadeus, uma unidade da rede privada de ensino de Aracaju, Sergipe, nos meses de setembro e outubro no ano de 2023. A partir dessa postura pedagógica, historiográfica e humanista, foi possível ressignificar a cultura escolar como espaço propício em que o(a)s aluno(a)s se reconhecessem enquanto sujeitos que respeitam a diversidade étnico-racial dos povos. A presente proposta de ensino e de aprendizagem está atenta às normativas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em termos teóricos, a fundamentação que orientou as reflexões desse estudo baseou-se, principalmente, nas obras de Almeida (2019), Schmidt, et. al, (2011) Rüsen (2012), Freitas e Oliveira (2022) e Gomes (2005), além de outros autores cujos escritos contribuíram para a fundamentação desta pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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