Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19753
Tipo de Documento: Monografia
Título : Identificação e exploração de oportunidades empreendedoras digitais em Aracaju/SE
Autor : Sá, José Vagner Freitas de
Fecha de publicación : 1-oct-2023
Director(a): Corrêa, Rúbia Oliveira
Resumen: A presente pesquisa aborda a identificação e exploração de oportunidades empreendedoras digitais e tem como objeto de estudo os empreendedores da cidade de Aracaju, capital de Sergipe. Neste estudo analisou-se como os empreendedores identificaram e exploraram oportunidades de negócios digitais. Quanto aos aspectos metodológicos, é classificada como exploratória, aplicada e de natureza qualitativa. Para coleta dos dados fez-se uso de um questionário semiestruturado. Os dados capturados durante as entrevistas realizadas foram analisados com o auxílio da técnica denominada de Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo revelaram que, no que tange ao processo de identificação da oportunidade empreendedora, a necessidade financeira destacou-se como a principal motivação para que os empreendedores sob análise investissem em seus negócios digitais. Eles confessam ter despertado para o negócio observando: a) outros negócios existentes, b) necessidades do mercado; c) informações privilegiadas ou c) dicas de familiares e amigos. A escolha pelo segmento deu-se frente: a) a identificação pessoal com o mesmo; b) a demanda pelos produtos/serviços; c) a possibilidade de ter mais tempo livre; d) ao retorno financeiro, dentre outros motivos citados. Em relação as pessoas que influenciaram na identificação da oportunidade, os empreendedores entrevistados destacaram que seus familiares e amigos foram essenciais neste momento. Além dessas influências, a tecnologia foi outro fator que contribuiu neste processo. Ainda no que se referente ao processo de identificação da oportunidade empreendedora, os empreendedores identificaram dificuldades, a exemplo: a) acessibilidade financeira para investir no negócio; b) logística de clientes; c) encontrar fornecedores e d) no que diz respeito a gestão do marketing para criar postes para as redes sociais. Já durante o processo de exploração da oportunidade empreendedora, esses empreendedores despendem-se muito tempo e energia, especialmente, com as atividades vinculadas a publicidade digital dos produtos/ serviços ofertados. Para se manterem destacados no mercado os respondentes possuem estratégias distintas para atrair clientela, como: a) oferta de brindes; b) preços acessíveis; c) inovam nas redes sociais e d) escutam ativamente o retorno dos clientes (feedback). Alguns fatores implicam no crescimento desses negócios, a saber: a) tempo para se dedicar ao negócio; b) desmotivação e c) custos com a matéria-prima e aluguéis. Para manterem-se e crescerem no mercado onde atuam, esses empreendedores coletam informações de outros empreendedores, fornecedores, clientes e familiares. Dessa forma, a pesquisa revelou como os empreendedores entrevistados comportam-se frente ao processo de identificação e exploração de oportunidades empreendedoras digitais.
Resumen : This research addresses the identification and exploration of digital entrepreneurial opportunities and its object of study is entrepreneurs in the city of Aracaju, capital of Sergipe. This study analyzed how entrepreneurs identified and explored digital business opportunities. Regarding methodological aspects, it is classified as exploratory, applied and qualitative in nature. To collect data, a semi-structured questionnaire was used. The data captured during the interviews were analyzed with the help of the technique called Content Analysis. The results of the study revealed that, regarding the process of identifying the entrepreneurial opportunity, financial need stood out as the main motivation for the entrepreneurs under analysis to invest in their digital businesses. They confess to having awakened to the business by observing: a) other existing businesses, b) market needs; c) privileged information or c) tips from family and friends. The choice for the segment was based on: a) personal identification with it; b) the demand for products/services; c) the possibility of having more free time; d) financial return, among other reasons mentioned. Regarding the people who influenced the identification of the opportunity, the entrepreneurs interviewed highlighted that their family and friends were essential at this time. In addition to these influences, technology was another factor that contributed to this process. Still regarding the process of identifying the entrepreneurial opportunity, entrepreneurs identified difficulties, for example: a) financial accessibility to invest in the business; b) customer logistics; c) finding suppliers and d) with regard to marketing management to create posts for social networks. During the process of exploring the entrepreneurial opportunity, these entrepreneurs spend a lot of time and energy, especially on activities linked to digital advertising of the products/services offered. To remain prominent in the market, respondents have different strategies to attract customers, such as: a) offering gifts; b) affordable prices; c) innovate on social media and d) actively listen to customer feedback. Some factors imply the growth of these businesses, namely: a) time to dedicate to the business; b) demotivation and c) raw material and rental costs. To maintain themselves and grow in the market where they operate, these entrepreneurs collect information from other entrepreneurs, suppliers, customers and family members. In this way, the research revealed how the entrepreneurs interviewed behave in the process of identifying and exploring digital entrepreneurial opportunities.
Palabras clave : Administração
Ensino superior (UFS)
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital
Análise de mercado
Entrepreneurship
Digital entrepreneurship
Opportunity identification
Exploration of opportunities
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citación : Sá, José Vagner Freitas de. Identificação e exploração de oportunidades empreendedoras digitais em Aracaju/SE. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19753
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jose_Vagner_Freitas_Sa.pdf703,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.