Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19758
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ciência no Youtube®? Análise do potencial de vídeos acerca de energia elétrica para a educação científica
Autor(es): Souza, Daiane Pereira Santos
Data do documento: 21-Abr-2024
Orientador: Souza, Myrna Friederichs Landim de
Coorientador: Souza, Divanizia do Nascimento
Resumo: De modo geral, a tecnologia proporcionou ao mundo uma melhor qualidade de vida e, em especial na educação, onde tem se destacado como uma forte aliada, desempenhando um papel fundamental ao ampliar os horizontes da sala de aula e promovendo mudanças significativas nas formas de ensinar e aprender. Os artefatos digitais, em particular, têm contribuído para a disseminação do conhecimento a respeito de ciência e propiciando a alfabetização científica da sociedade. O YouTube®, como uma plataforma educacional digital, tem proporcionado acesso livre e democrático ao conhecimento em diversas áreas, inclusive para o público leigo em ciência, possibilitando o aprendizado em períodos e espaços fora do contexto escolar, auxiliando na compreensão de conceitos complexos. Diante desse cenário, surge a importância de discutir sobre conteúdos científicos compartilhados a partir das mídias digitais, especialmente no que diz respeito aos vídeos educacionais. Nesse contexto, o presente estudo propõe investigar as potencialidades dos vídeos publicados no YouTube® acerca de energia elétrica como estratégia para Educação Científica. Esta pesquisa baseia-se em trabalhos anteriores a respeito de Educação Científica, incluindo pesquisas de Attico Chassot e Wildson L. P. Santos, além das ideias de atualização do Ensino de Física propostas por Marco Antonio Moreira. Utilizando uma abordagem qualitativa com caráter Netnográfico, o processo de coleta de dados constituiu na seleção de vídeos do YouTube® utilizando como palavra – chave os termos “Energia elétrica.” A análise dos dados foi conduzida com base nos critérios avaliativos estabelecidos pelos estudos de Luiz Fernando Gomes. Os resultados obtidos destacam relevância nos critérios de seleção indicados, apresentando uma estratégia eficaz para professores e alunos ter acesso a conteúdo de qualidade e poder aprimorar seu conhecimento científico.
Abstract: In general, technology has provided the world with a better quality of life, especially in education, where it has emerged as a strong ally, playing a fundamental role in expanding the horizons of the classroom and promoting significant changes in the ways of teaching and learning. Digital artifacts, in particular, have contributed to the dissemination of knowledge about science and promoting scientific literacy in society. YouTube®, as a digital educational platform, has provided free and democratic access to knowledge in various areas, including for the lay public in science, enabling learning in periods and spaces outside the school context, aiding in the understanding of complex concepts. In this scenario, the importance of discussing scientific content shared through digital media arises, especially regarding educational videos. In this context, the present study proposes to investigate the potential of videos published on YouTube® about electric energy as a strategy for Scientific Education. This research is based on previous works on scientific education, including research by Attico Chassot and Wildson L. P. Santos, as well as ideas for updating the Teaching of Physics proposed by Marco Antonio Moreira. Using a qualitative approach with a Netnographic character, the data collection process consisted of selecting YouTube® videos using the keyword "Electric energy." Data analysis was conducted based on evaluative criteria established by the studies of Luiz Fernando Gomes. The results obtained highlight the relevance of the indicated selection criteria, presenting an effective strategy for teachers and students to access quality content and improve their scientific knowledge.
Palavras-chave: Youtube (Recurso eletrônico)
Física (Ensino médio)
Energia elétrica
Alfabetização científica
Ensino de física
Scientific literacy
Physics teaching
Electric energy
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Daiane Pereira Santos. Ciência no Youtube®? Análise do potencial de vídeos acerca de energia elétrica para a educação científica. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19758
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE_PEREIRA_SANTOS_SOUZA.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.