Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19761
Tipo de Documento: Monografia
Título : Finanças comportamentais : a influência da ancoragem nas decisões de consumo
Autor : Santos, Kaik Sales dos
Fecha de publicación : 20-nov-2023
Director(a): Lima, Glessia Silva de
Resumen: No campo de finanças comportamentais existe uma vasta maneira de aplicar e estudar suas características, diante disso o presente estudo tem o intuito de identificar a influência da heurística de ancoragem nas decisões financeiras de alunos da graduação. O método de pesquisa utilizado é o de caráter quantitativo e descritivo que visa explicar o efeito ancoragem através de um levantamento survey, com aplicação de questionários online. Tendo como amostra dois grupos de pessoas, sendo eles alunos da Universidade Federal de Sergipe, que estudam nos cursos de administração e economia. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários do dia 19 de maio a 26 de maio de 2023, com o qual foi obtido um quantitativo de 100 respostas. Os resultados obtidos evidenciam que as finanças comportamentais envolvem conceitos de áreas como a psicologia e a sociologia, que justificam as decisões financeiras dos indivíduos através de vieses cognitivas. De modo geral os resultados apontam para um padrão de comportamento em que o grupo sem viés mesmo não incorrendo no enviesamento não parece suavizar a sujeição ao mesmo, ao passo que o grupo com viés não o comportamento enviesado atenuado. O presente estudo contribui com a análise referente à apresentação de âncoras para o tomador de decisão nos dias atuais.
Resumen : In the field of behavioral finance there is a vast way to apply and study its characteristics, in view of this, the present study aims to identify the influence of the anchoring heuristic on the financial decisions of undergraduate students. The research method used is of a quantitative and descriptive nature, which aims to explain the anchoring effect through a survey, with the application of online questionnaires. Taking as a sample two groups of people, being them students of the Federal University of Sergipe, who study in the courses of administration and economics. The research was conducted through questionnaires from May 19th to May 26th to 2023, from which a total of 100 responses were obtained. The results show that behavioral finance involves concepts from areas such as psychology and sociology, which justify individuals' financial decisions through cognitive biases. In general, the results point to a pattern of behavior in which the group without bias, despite not incurring bias, does not seem to soften subjection to it, while the group with bias does not attenuate the biased behavior. The present study contributes with the analysis regarding the presentation of anchors for the decision maker nowadays.
Palabras clave : Administração
Ensino superior (UFS)
Administração financeira
Ancoragem
Decisões de consumo
Behavioral finance
Anchoring
Consumer decisions
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citación : Santos, Kaik Sales dos. Finanças comportamentais : a influência da ancoragem nas decisões de consumo. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19761
Aparece en las colecciones: Outros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Kaik_Sales_Santos.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.