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Tipo de Documento: Monografia
Título: Autismo e educação inclusiva na produção acadêmica brasileira : considerações acerca do estado da arte
Autor(es): Mota, Taís Nayara de Andrade Oliveira
Data do documento: 22-Mar-2021
Orientador: Modesto, Mônica Andrade
Resumo: A presente pesquisa parte do pressuposto de que, historicamente, o saber sobre o autismo esteve restrito à medicina, uma vez que, no campo educacional, a literatura disponibiliza poucos dados a respeito da escolarização de pessoas com autismo, isto se deve em parte ao descobrimento recente deste transtorno. A fim de refletir sobre esse contexto, este estudo se debruçou sobre o seguinte problema: Como o autismo e a educação inclusiva têm sido abordados na produção acadêmica brasileira? À vista disso, delineamos como objetivo central da pesquisa diagnosticar em que medida a pesquisa acadêmica brasileira contribui para o avanço educacional no âmbito do transtorno do espectro autista. A proposta metodológica para realização desse trabalho de investigação, estudo e análise, se desenvolveu através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e tipo estado da arte. Para o alcance da proposição, delineamos como procedimentos metodológicos três etapas: levantamento bibliográfico; levantamento das fontes e análise dos dados. O levantamento bibliográfico compreendeu na seleção do aporte teórico a ser utilizado, conformando-se a opção por autores que discutem o autismo em uma perspectiva não-patológica e a educação em uma perspectiva inclusiva. O levantamento das fontes foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), elegendo como critério de busca as dissertações provenientes de Programas de PósGraduação em Educação brasileiros reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), depositadas no repositório no período 2015-2020, totalizando, assim, catorze textos selecionados como fontes de pesquisa. A análise de tais fontes foi feita com base na técnica de Análise de Conteúdo pensada por Laurence Bardin (2006). Os resultados indicaram que as pesquisas têm compreendido o autismo como uma especificidade no âmbito do processo educacional e que a educação inclusiva vem sendo defendida em sua perspectiva integral, ou seja, como processo que se propõe a incluir todos os sujeitos, conforme preconiza a literatura especializada e a legislação educacional brasileira.
Abstract: This research is based on the assumption of the historic knowledge about autism being restricted to the field of medicine, once as, in the educational field, the literature provides limited knowledge about the education of people with autism, partly because of the rather recent discovery of this disorder. In order to think about this context, this study questioned the following problem: How autism and inclusive education have been addressed at the Brazilian academic research production? In this perspective, it was delimited as the main goal of this research to identify to what level the Brazilian academic research has contributed for the educational improvement in the context of autism spectrum disorder. The methodological approach for the fulfillment of this work of research, study and analysis was developed through the qualitative and state of the art approaches. To achieve the main goal, three stages of methodological procedures were adopted: bibliographic survey, source survey and the analysis of the gathered results. The bibliographic survey comprehended the selection of the theoretic approach to be used, opting for authors who discuss autism in a non-pathological perspective and education in an inclusive perspective. The source survey was made in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD (Brazilian Thesis and Dissertations Digital Library), electing as search criteria the dissertations from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Coordination for the improvement of Higher Education Personnel), made available in the library in the period between 2015-2020, resulting then in a total of fourteen texts selected as research resources. The analysis of the given resources was based in the Content Analysis by Laurence Bardin (2006). The results indicated that the studies have been comprehending autism as an specificity within the educational process and inclusive education has been defended in its integral perspective, in other words, as a process which aims to include all people, as recommended by the specialized literature and the Brazilian educational legislation.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Inclusive education
Autism spectrum disorder
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: MOTA, Taís Nayara de Andrade Oliveira. Autismo e educação inclusiva na produção acadêmica brasileira: considerações acerca do estado da arte. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19820
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