Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19821
Tipo de Documento: Monografia
Título: A escolarização dos surdos inseridos no mercado de trabalho no município de Itabaiana/Sergipe : desafios e expectativas de avanços profissionais
Autor(es): Tavares, Waldelucia de Jesus Santos
Data do documento: 2-Fev-2021
Orientador: Oliveira, Daisy Mara Moreira de
Resumo: O presente estudo aborda sobre o percurso histórico da educação destinada aos surdos, desde a antiguidade até os dias atuais, sendo esse o ponto de partida para compreendermos o processo educacional, por qual passaram esses indivíduos, com suas lutas, dificuldades, expectativas de avanço e conquistas. No decorrer desse estudo mencionamos as leis e decretos que asseguram aos surdos, os direitos de acessibilidade a uma educação inclusiva, cujo objetivo é corresponder suas especificidades, e consequentemente, que lhes permitam adentrar ao mercado de trabalho, de forma igualitária perante os demais ouvintes. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de escolarização de um grupo com cinco surdos que trabalham em uma empresa atacadista, no município de Itabaiana/Se, e tentar elucidar se os cargos exercidos por eles, estão relacionados ao seu nível de escolaridade. Neste trabalho, adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, por intermédio de aplicação de questionário com os surdos, e entrevista com suas respectivas famílias. Após análise das informações, constatamos que, se encontram em atraso educacional, e que os mesmos não manifestam nenhuma perspectiva de retorno à sala de aula, isso devido, à ausência de uma educação inclusiva, que contemple suas necessidades. E no âmbito profissional observamos, que esses indivíduos, adentraram no mercado de trabalho, por meio da lei de cotas. Sendo assim, é assegurada a garantia de direitos perante a lei, mas que deixa inquietações sobre as causas no tocante ao exercício de cargos igualitários aos de pessoas ouvintes.
Abstract: The present study addressed the historical path of education for the deaf from antiquity to the present day, this being the starting point for understanding the educational process, which these individuals went through, with their struggles, difficulties, expectations of advancement and achievements. In the course of this study, we mentioned the laws and decrees that guarantee the deaf accessibility rights, to an inclusive education, whose objective is to match their specificities, and consequently, that allows them to enter the job market in an equal way before other listeners. This research aims to investigate the schooling process of a group with (05) five deaf people who work in a wholesale company, in the municipality of Itabaiana/Se, and try to elucidate whether the positions held by them are related to their level of education. In this work, qualitative research was adopted as a methodology, through the application of a questionnaire with the deaf, and interviews with their respective families. After analyzing the information, we found that the deaf people surveyed are in educational backwardness, and that they do not show any prospect of returning to the classroom, due to the lack of an inclusive education that addresses their needs. And in the professional field, we observed that these individuals entered the labor market through the quota law, thus confirming the guarantee of rights guaranteed under the law, but that leaves concerns about why they are unable to exercise equal positions to listeners.
Palavras-chave: Surdo
Inclusão
Mercado de trabalho
Deaf
Inclusion
Labor market
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: TAVARES, Waldelucia de Jesus Santos. A escolarização dos surdos inseridos no mercado de trabalho no município de Itabaiana/Sergipe: desafios e expectativas de avanços profissionais. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19821
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Waldelucia_Jesus_Santos_Tavares.pdf422,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.