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Tipo de Documento: Monografia
Título: As propostas pedagógicas dos residentes do Programa Residência Pedagógica em tempos de pandemia
Autor(es): Ramos, Judy Itamara dos Santos
Data do documento: 1-Ago-2022
Orientador: Souza, Joseilda Sampaio de
Resumo: Com a pandemia do coronavírus (Covid-19) a educação passou por uma transformação repentina, com muitos desafios. E para que o processo educativo não fosse interrompido, o sistema educacional brasileiro adotou a proposta emergencial as atividades remotas, como medida de proteção, desafiando assim a escola e todo ambiente educacional a ressignificar as práticas para o contexto atual. Frente a essa realidade, essa pesquisa objetivou compreender, a partir das ações das atividades remotas, como as propostas pedagógicas desenvolvidas pelos residentes, que atuaram no Programa Residência Pedagógica, integraram o lúdico e favoreceram a participação da criança. O estudo se fundamenta nos pressupostos da pesquisa qualitativa e adotamos a abordagem do Estudo de Caso. Como dispositivo para a produção dos dados realizamos um grupo focal em que dialogamos com quatro residentes que integraram o Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. Para a análise dos dados produzidos com o grupo focal adotamos a Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011), em que pesquisador atribui significados sobre as informações produzidas em campo articulando com a base teórica. Os resultados da pesquisa apontam que o desenvolvimento de práticas lúdicas no Programa Residência Pedagógica durante o período das atividades remotas favoreceram para que o processo de ensino-aprendizagem acontecesse naquele momento de muito sofrimento. E que a participação das crianças foi evidenciada quando eram propostas atividades lúdicas na prática educativa, uma vez que elas aprenderam de forma leve e prazerosa.
Abstract: With the rapid spread of Covid-19, there is a need to adhere to physical distance, which resulted in the stoppage of educational activities in the face-to-face modality. In education, with physical isolation and the suspension of face-to-face activities, it became necessary to adopt emergency remote activities as a protective measure, thus challenging the school and the entire educational environment to re-signify practices for the current context. In this context, the research aimed to understand, from the actions of remote activities, how the pedagogical proposals developed by the residents, who work in the Pedagogical Residency Program, integrated the playful and favored the child's participation. The study is based on the assumptions of qualitative research and we adopted the Case Study approach. The focus group was the device used for the production of information, in which we dialogued with four residents who integrated the Pedagogical Residency Program of the Pedagogy course, at the Federal University of Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. For the analysis of the data produced with the focus group, we adopted the Discursive Textual Analysis (MORAES, GALIAZZI, 2011), which the researcher attributes meanings to the information produced in the field, articulating with the theoretical basis. As a result, the study indicates that the development of playful practices in the Pedagogical Residency Program, during the period of remote activities, generally favored the teaching-learning process, as well as the participation of children, since it is through the use of playful activities. in the educational practice that becomes necessary, as it helps children to learn in a light and pleasant way.
Palavras-chave: Ludicidade
Práticas pedagógicas
Programa Residência Pedagógica
COVID-19
Playfulness
Pedagogical practices
Pedagogical residence
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: RAMOS, Judy Itamara dos Santos. As propostas pedagógicas dos residentes do Programa Residência Pedagógica em tempos de pandemia. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19822
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