Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19823
Tipo de Documento: Monografia
Título: Barbie loves the ocean and the plastic : consumo, educação e relações com o ambiente
Autor(es): Nascimento, Larissa Andrade Santos
Data do documento: 21-Nov-2022
Orientador: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a Barbie Loves The Ocean pela ótica ambiental problematizando o slogan “O futuro do rosa é verde”. Vimos o referido brinquedo como um dispositivo de consumo e criamos o seguinte problema de pesquisa: quem a Barbie Loves The Ocean pensa que você é ou quer que você seja? Metodologicamente, utilizamos os Modos de Endereçamento para entender como uma mensagem é emitida e de que forma ela pode afetar seu/sua receptor/a. A boneca produzida de plástico é vendida como ecológica e nos sugere que o plástico da Barbie é “outro plástico”, aquele retirado dos oceanos ou que iria acabar parando no mar – e graças a Barbie não foi. Nosso trabalho apontou que a infância e a natureza se tornaram uma mercadoria nas mãos de grandes fabricantes como a Mattel, da Barbie. Vimos que há o dito na boneca, que demonstra beleza, contemporaneidade, diversão e consciência ecológica e há, sobretudo, o não dito que indica compra, foco comercial em crianças e adultos e modos específicos de existência. A cada dia surgem novos produtos, com slogans que prometam trazer melhorias ao ambiente, que se auto intitulam totalmente verdes e apoiadoras da natureza, mas o que não é estampado em suas caixas e que só consegue ser percebido através das entrelinhas é que um dia se transformará em resíduo de plástico e mesmo que seja reciclado, será nocivo para a terra. Entendemos que a Barbie pratica uma educação ambiental frágil, incoerente, contraditória que pode funcionar como um dispositivo para adultos/as e crianças e servir de referência – equivocada – de sustentabilidade para as pessoas mais desavisadas, as quais não acessam os processos reflexivos sobre o assunto.
Abstract: This work has the general objective of analyzing Barbie Loves The Ocean from an environmental perspective, problematizing the slogan “The future of pink is green”. We viewed said toy as a consumer device and created the following research problem: who does Barbie Loves The Ocean think you are or want you to be? Methodologically, we use Addressing Modes to understand how a message is sent and how it can affect its receiver. The plastic doll is sold as ecological and suggests that Barbie's plastic is “another plastic”, the one taken from the oceans or that would end up in the sea – and thanks to Barbie it wasn't. Our work has pointed out that childhood and nature have become a commodity in the hands of big manufacturers like Barbie's Mattel. We saw that there is what is said in the doll, which demonstrates beauty, contemporaneity, fun and ecological awareness and there is, above all, what is not said that indicates purchase, commercial focus on children and adults and specific modes of existence. New products appear every day, with slogans that promise to bring improvements to the environment, which call themselves totally green and supporters of nature, but what is not printed on their boxes and which can only be perceived between the lines is that one day will turn into garbage and even if it is recycled, it will be harmful to the earth. We understand that Barbie practices a fragile, incoherent, contradictory environmental education that can work as a device for adults and children and serve as a – mistaken – reference for sustainability for the most unsuspecting people, who do not access the reflective processes on the subject.
Palavras-chave: Bonecas
Dispositivos ecológicos
Meio ambiente
Consumo
Consumption
Doll
Ecological devices
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: NASCIMENTO, Larissa Andrade Santos. Barbie loves the ocean and the plastic: consumo, educação e relações com o ambiente. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19823
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Andrade_Santos_Nascimento.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.