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dc.contributor.authorSantos, Anne Karoline Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2024-08-19T14:01:46Z-
dc.date.available2024-08-19T14:01:46Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Anne Karoline Rodrigues dos. Educação sexual: “a discussão que quase nunca chega às salas de aula”. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19826-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate how the theme of Sexual Education circulates in a public school in the city of Itabaiana, Sergipe, through bibliographical, exploratory, and descriptive research on sexuality and the public policies regulating sexual education in the school environment. Additionally, it highlights the need to address sexuality-related topics in schools and teacher training, based on the issues raised from a questionnaire applied to some teachers in the institution. The study explored their responses regarding themes related to Sexual Education with their students. Authors such as Maia and Ribeiro (2011), Jacob (2020), Ribeiro and Reis (2020), Fernandes and Lorenzetti (2019), Camozzato (2014), and Louro (2007), among others, served as theoretical support to foster meaningful discussions about sexual education and sexuality, unveiling existing prejudices and taboos surrounding this subject. Thus, it allows for na understanding of the importance of promoting Sexual Education in schools, indicating how this action is valid and positively impacts na individual’s life, considering the necessity of educational practice. Therefore, Sexual Education should be strategically propagated in schools to propose a transformative, critical, and formative education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectAbuso sexualpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectSexual educationeng
dc.subjectSexual abuseeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleEducação sexual : “a discussão que quase nunca chega às salas de aula”pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Accorsi, Fernanda Amorim-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar como a temática Educação Sexual circula em um colégio de rede pública na cidade de Itabaiana-se, a partir da pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva sobre sexualidade e as políticas públicas que regulamentam a Educação Sexual no ambiente escolar. Além disso, indica a necessidade de se trabalhar temas voltados a sexualidade na escola e da formação docente, mediante da problemática levantada a partir da aplicação de um questionário com algumas professoras da instituição ao se deparar com as respostas das participantes, referente às temáticas voltadas a Educação Sexual com seus/suas alunos/as. Para isso, autores/as como Maia e Ribeiro (2011), Jacob (2020), Ribeiro e Reis (2020), Fernandes e Lorenzetti (2019), Camozzato (2014), Louro (2007) e outros constituíram como apoio teórico para fomentar de forma significativa discussões sobre Educação Sexual e sexualidade desvendando preconceitos e tabus ainda existentes que envolvem esse tema. Assim, permitindo a compreensão da importância de promover a Educação Sexual na escola indicando como essa ação é válida e interfere positivamente na vida do indivíduo, pondo em vista a necessidade da prática educativa. Portando, a Educação Sexual deve ser propagada de maneira estratégica na escola, a fim de propor uma educação transformadora, crítica e formadora.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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