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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Isis Victória Santos-
dc.date.accessioned2024-08-20T13:43:25Z-
dc.date.available2024-08-20T13:43:25Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationCostas, Isis Victória Santos. História, memória e lugar de memória : Nivaldo Oliveira e a xilografia em Sergipe. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19862-
dc.description.abstractThis article seeks to address the intersection between history, memory and place of memory through the analysis of the work of artist Nivaldo Oliveira, who uses the woodcut technique in Sergipe. The research explores how Oliveira's artistic production contributes to the construction and preservation of local memory in his studio, highlighting the importance of woodcuts as a means of cultural expression and historical testimony. By exploring Nivaldo Oliveira's studio, the article seeks to understand how visual art can be a form of historical narrative, taking root in the specific context of Sergipe and reflecting on the relationship between artistic production, collective memory and cultural identity, how it addresses the insertion of aspects that mark the São Cristóvão Arts Festival and its cultural plurality.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectXilogravurapor
dc.subjectHistória cultural (Sergipe)por
dc.subjectNivaldo Oliveirapor
dc.subjectNivaldo Oliveirapor
dc.subjectWoodcuteng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleHistória, memória e lugar de memória : Nivaldo Oliveira e a xilografia em Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Clauderfranklin Monteiro-
dc.description.resumoEste artigo busca abordar a interseção entre história, memória e lugar de memória por meio da análise da obra do artista Nivaldo Oliveira, que utiliza a técnica da xilogravura em Sergipe. A pesquisa explora como a produção artística de Oliveira contribui para a construção e preservação da memória local em seu ateliê, destacando a importância da xilogravura como meio de expressão cultural e testemunho histórico. Ao explorar o ateliê de Nivaldo Oliveira, o artigo busca compreender como a arte visual pode ser uma forma de narrativa histórica, enraizando-se no contexto específico de Sergipe e refletindo sobre a relação entre a produção artística, a memória coletiva e a identidade cultural, como aborda a inserção dos aspectos que marcam o Festival De Artes São Cristóvão e a sua pluralidade cultural.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: História

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