Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lívia Teles de-
dc.date.accessioned2024-08-22T11:33:50Z-
dc.date.available2024-08-22T11:33:50Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationOliveira, Lívia Teles de. Confissões de um espião nazista e o grande ditador : a influência cinematográfica antinazista dos Estados Unidos no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19885-
dc.description.abstractThis article aims to understand how the films Confessions of a Nazi Spy (1939) and The Great Dictator (1940) were used by the United States as a propaganda tool to exert influence in Latin countries, especially in Brazil during the Second World War. We will work with the time frame of 1939-1942, in which the two countries became closer, especially with the Good Neighbor Policy and Brazil's entry into the War. To do this, we will use as documents the own pioneering anti-Nazi films produced in the United States, in addition to a specialized bibliography on the subject, by authors such as: Antonio Pedro Tota and Gerson Moura. And we will analyze the relationship between the two countries in the context of the Second World War, the use of cinema as propaganda and finally elements that characterize American anti-Nazism in both films.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectPropaganda (Nazismo)por
dc.subjectRelações Internacionaispor
dc.subjectSecond World Wareng
dc.subjectMovieseng
dc.subjectGood Neighbor Policyeng
dc.subjectAnti-Nazi Propagandaeng
dc.titleConfissões de um espião nazista e o grande ditador : a influência cinematográfica antinazista dos Estados Unidos no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Maynard, Dilton Cândido Santos-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo compreender como os filmes Confissões de um Espião Nazista (1939) e O Grande Ditador (1940) foram usados pelos Estados Unidos como instrumento de propaganda para exercer influência nos países latinos, especialmente no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalharemos com o recorte temporal de 1939-1942, no qual, os dois países ficaram mais próximos, sobretudo com a Política da Boa Vizinhança e a entrada do Brasil na Guerra. Para isso, utilizaremos como documentos os próprios filmes produções antinazistas pioneiras nos Estados Unidos, além de uma bibliografia especializada sobre o tema. A partir das leituras de obras como: O Imperialismo Sedutor de Antonio Pedro Tota e Tio Sam Chega ao Brasil de Gerson Moura, analisaremos a relação entre os dois países no contexto da Segunda Guerra Mundial, o uso do cinema como propaganda e por fim elementos que caracterizam o antinazismo estadunidense nos dois filmes.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maynard, Andreza Santos Cruz-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livia_Teles_Oliveira.pdf428,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.