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dc.contributor.authorSantos, Marcílio de Jesus Silva-
dc.date.accessioned2024-08-22T11:58:37Z-
dc.date.available2024-08-22T11:58:37Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationSantos, Marcílio de Jesus Silva. Crise de 1929, New Deal e o cinema : legitimação política nas produções Wild Boys of the Road (1933) e Confidence (1933). São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19889-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the use of cinema as a resource that produces legitimacy in favor of the New Deal through the audiovisual productions Wild Boys of The Road (1933) and Confidence (1933). Such films were examined together with official speeches by President Franklin Delano Roosevelt given in 1933, such as his inaugural speech and the first three “fireside chats” broadcast on the radio. Based on the discussion made through the bibliography regarding the period of the Great Depression, the characteristics and relationships between the media, film studios and Franklin D. Roosevelt, which guided the analyzes carried out based on the selected films, a complementarity and reinforcement is identified between fictional audiovisual narratives and FDR's speeches in order to generate a consensus in American society on the need for the New Deal and federal programs as a legitimate solution to the 1929 Crisis.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectNew Dealpor
dc.subjectCrise de 1929por
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectGrande depressãopor
dc.subjectFranklin Delano Rooseveltpor
dc.subjectPropaganda governamentalpor
dc.subjectNew Dealeng
dc.subjectUSAeng
dc.subjectCrisis of 1929eng
dc.subjectCinema and historyeng
dc.titleCrise de 1929, New Deal e o cinema : legitimação política nas produções Wild Boys of the Road (1933) e Confidence (1933)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Damasceno, Natália Abreu-
dc.description.resumoEste artigo se propõe a analisar o uso do cinema como um recurso produtor de legitimidade em favor do New Deal através das produções audiovisuais Wild Boys of The Road (1933) e Confidence (1933). Tais películas foram examinadas em conjunto com discursos oficiais do presidente Franklin Delano Roosevelt proferidos em 1933, como o seu discurso inaugural de posse e os três primeiros “fireside chat’s” transmitidos no rádio. A partir da discussão feita por meio da bibliografia referente ao período da Grande Depressão, das características e relações entre a mídia, estúdios cinematográficos e Franklin D. Roosevelt, que orientaram as análises feitas a partir dos filmes selecionados, identifica-se uma complementariedade e reforço mútuo entre as narrativas ficcionais audiovisuais e os discursos de FDR a fim de gerar um consenso na sociedade estadunidense sobre a necessidade do New Deal e dos programas federais como solução legítima para a Crise de 1929.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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