Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGama, Tauanne Miranda-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:36:20Z-
dc.date.available2024-08-22T12:36:20Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationGama, Tauanne Miranda. Ensinando a liberdade : a independência nos livros didáticos de estudos sociais em Sergipe. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19901-
dc.description.abstractEste trabajo pretende analizar la enseñanza de la Independencia en la Dictadura Militar a partir de los libros de texto de Estudios Sociales, con el objetivo de conocer la enseñanza de la Historia en este período y así relacionar cómo se transmitía el relato histórico y cuál era la relación del poder del Estado con estos escritos. Este análisis se llevó a cabo a través de los libros de texto de la escuela primaria en el estado de Sergipe y la relación entre la enseñanza de la historia y la nueva historiografía política. De este modo, podemos comprender a través de las estructuras del libro de texto la utilización del discurso gubernamental sobre este tema.spa
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectIndependencia de Sergipepor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEstudos sociaispor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectDitadura militarpor
dc.subjectIndependência do Brasilpor
dc.subjectPropaganda políticapor
dc.subjectLibros didácticosspa
dc.subjectIndependenciaspa
dc.subjectEnseñanza de la historiaspa
dc.subjectEstudios socialesspa
dc.titleEnsinando a liberdade : a independência nos livros didáticos de estudos sociais em Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Antônio, Edna Maria Matos-
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar o ensino da Independência na Ditadura Militar a partir dos livros didáticos de Estudos Sociais, com a finalidade de buscar sobre o ensino de História nesse período e assim relacionar como foram repassadas a narrativa histórica e qual a relação do poder do Estado com essas escritas. Esta análise foi feita através dos livros do ensino primário do estado de Sergipe e da relação com obras de ensino de História com a nova historiografia política. Deste modo, entender através das estruturas do livro didático a utilização do discurso do governo para com este tema.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tauanne_Miranda_Gama.pdf464,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.