Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Nadir Andrade-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:40:49Z-
dc.date.available2024-08-22T12:40:49Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.citationNascimento, Nadir Andrade. Na veia de novos caminhos, a esperança presente no ensino de história antirracista. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19903-
dc.description.abstractThis article discusses how the poems produced by Conceição Evaristo can be used as tools for teaching History based on the anti-racist struggle. This way, five poems from his work “Poems of Remembrance and Other Movements” were analyzed, associating each one with the skills and abilities set out in the Common Curricular Base document, as well as each one can be used in the classroom in different activities. The work also follows the idea of decoloniality aimed at teaching History. And for teacher training based on critical thinking and aimed at combating racial discrimination.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectLiteratura negrapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectAnti-racismeng
dc.subjectBlack literatureeng
dc.titleNa veia de novos caminhos, a esperança presente no ensino de história antirracistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Mariana Bracks-
dc.description.resumoO presente artigo discute como os poemas produzidos por Conceição Evaristo podem ser utilizados como ferramentas para um ensino de História pautado na luta antirracista. Assim, foram analisados cinco poemas de sua obra “Poemas de Recordação e Outros Movimentos”, associando cada um às competências e habilidades dispostas no documento da Base Comum Curricular, bem como, cada um pode ser utilizado em sala de aula em diferentes atividades. O trabalho segue também a ideia de decolonialidade voltada para o ensino de História. e para a formação docente pautada no pensamento crítico e voltado ao combate às discriminações raciais.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nadir_Andrade_Nascimento.pdf330,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.