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Tipo de Documento: Monografia
Título: Métodos de letramento da L2 para o aluno com surdez em uma sala de recurso
Autor(es): Batista, Maria Alice da Mota
Data do documento: 12-Mar-2024
Orientador: Oliveira, Daisy Mara Moreira de
Resumo: A educação de pessoas com surdez vem sofrendo mudanças ao longo de toda a história. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar os métodos de ensino da língua portuguesa na sala de recurso de uma escola no município de Itabaiana. Nesse âmbito, optou-se por uma pesquisa de campo, buscando com base nos pressupostos teóricos entender se o processo de letramento acontece de acordo com a educação bilíngue, a fim de entender como funciona esse ensino. Logo, essa pesquisa é dividida em três partes: observar o percurso histórico da educação voltada ao surdo; identificar como se processa o ensino de L2 para surdos; Averiguar como se processa o ensino do português em uma sala de recurso. Dessa forma, serão utilizados alguns teóricos como: Marconi (2003), Honora (2009), Goldfeld (2002), Soares (2004), Marcuschi (2007), Damázio (2007), Siluk (2014), Cesarin (2014) , Quadros e Schimiedt (2010) , Quadros e Schimiedt (2006) que na maioria de suas obras apresentam maneiras, formas do ensino de português para surdos, Moura (2000), Lima (2004) manifesta em várias obras a história da educação dos surdos, entre demais autores que apresentam bastante a importância da libras e seus pontos importantes para aquisição da linguagem do surdo. Através desta pesquisa, de campo, podemos concluir que os métodos de letramento da L2 utilizados nessa sala de recurso possuem um efeito positivo, pois a aluna surda letrada faz uso da escrita para comunicação tanto nas redes sociais quanto na escola.
Abstract: The education of people with deafness has undergone changes throughout history. Therefore, the present work aims to identify the teaching methods of the Portuguese language in the resource room of a school in the municipality of Itabaiana. In this context, we opted for field research, seeking, based on theoretical assumptions, to understand whether the literacy process occurs in accordance with bilingual education, in order to understand how this teaching works. Therefore, this research is divided into three parts: observing the historical path of education aimed at deaf people; identify how L2 teaching for the deaf is carried out; Find out how Portuguese is taught in a resource room. In this way, some theorists will be used such as: Marconi (2003), Honora (2009), Goldfeld (2002), Soares (2004), Marcuschi (2007), Damázio (2007), Siluk (2014), Cesarin (2014), Quadros and Schimiedt (2010), Quadros and Schimiedt (2006) who in most of their works present ways, forms of teaching Portuguese for the deaf, Moura (2000), Lima (2004) express in several works the history of education for the deaf, among other authors who present the importance of Libras and its important points for the acquisition of language by the deaf. Through this field research, we can conclude that the L2 literacy methods used in this resource room have a positive effect, as the literate deaf student uses writing to communicate both on social networks and at school.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Letramento
Discentes
Surdez
Literacy
Education
Student
Deafness
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: BATISTA, Maria Alice da Mota. Métodos de letramento da L2 para o aluno com surdez em uma sala de recurso. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19956
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