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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19967
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade, José Henrique Bernardino | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T14:07:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T14:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-16 | - |
dc.identifier.citation | Andrade, José Henrique Bernardino. Ferramentas No-Code e Low-Code em MVPs (Minimum Viable Products). São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19967 | - |
dc.description.abstract | In recent times, we have witnessed a remarkable increase in the proliferation of new digital products, conceived with distinct approaches to solving a wide range of problems in various niches. However, as the number of existing solutions continues to grow, the ability to innovate without significant investment in development and research becomes increasingly challenging, given the considerable uncertainty involved. Consequently, many organizations have opted to conduct preliminary tests before entering the competitive market, by creating simplified versions of their products, widely known as MVPs (Minimum Viable Products). Although this approach may be relatively straightforward for established companies with substantial financial resources, startups and companies whose technology departments are in early stages may encounter significant challenges on this path. The primary objective of this study is to propose a solution aimed at reducing both the costs and the time associated with the development of these solutions, through the adoption of tools that require minimal or no coding in the conception of MVPs. In this way, we aim to achieve a more competitive market scenario, where individuals can submit their ideas to tests without the need for deep programming expertise, while also reducing the initial financial investment required. The present work aims to map No-Code and Low-Code tools and test them in practice, highlighting their strengths and weaknesses. Seventeen tools of different types were mapped, and three versions of the same product at the MVP level were created using the Wix, OutSystems, and Adalo platforms, with the purpose of generating a comparison between them. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciência da computação | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | MVP | por |
dc.subject | No-code | por |
dc.subject | Low-Code | por |
dc.subject | Produto | por |
dc.subject | Projetos | por |
dc.subject | Desenvolvimento de software | por |
dc.subject | Inovação tecnológica | por |
dc.subject | Product | eng |
dc.title | Ferramentas No-Code e Low-Code em MVPs (Minimum Viable Products) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ordonez, Edward David Moreno | - |
dc.description.resumo | Nos últimos tempos, temos observado um notável aumento na proliferação de novos produtos digitais, concebidos com abordagens distintas para solucionar uma ampla gama de problemas em diversos nichos. Entretanto, à medida que o número de soluções existentes continua a crescer, a capacidade de inovar sem um investimento significativo em desenvolvimento e pesquisa torna-se cada vez mais desafiadora, dada a considerável incerteza envolvida. Consequentemente, muitas organizações têm optado por conduzir testes preliminares antes de adentrar no competitivo mercado, por meio da criação de versões simplificadas de seus produtos, amplamente conhecidas como MVPs (Minimum Viable Products). Embora essa abordagem possa ser relativamente simples para empresas estabelecidas com recursos financeiros substanciais, startups e empresas cujos departamentos de tecnologia estão em estágios iniciais podem encontrar desafios significativos nesse caminho. O objetivo fundamental deste estudo é propor uma solução destinada a reduzir tanto os custos quanto o tempo associado ao desenvolvimento dessas soluções, por meio da adoção de ferramentas que exigem um mínimo ou ausência de codificação na concepção dos MVPs. Dessa forma, almejamos alcançar um cenário de mercado mais competitivo, onde indivíduos possam submeter suas ideias a testes sem a necessidade de um profundo domínio de programação, ao mesmo tempo em que reduzem o investimento financeiro inicial necessário. O presente trabalho visa mapear ferramentas No-Code e Low-Code e testá-las na prática, destacando seus pontos fortes e fracos. Foram mapeadas 17 ferramentas de diferentes tipos e foram criadas três versões de um mesmo produto em nível de MVP, utilizando as plataformas Wix, OutSystems e Adalo, com o intuito de gerar um comparativo entre elas. | pt_BR |
dc.publisher.department | DCOMP - Departamento de Computação – Ciência da Computação – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Jose_Henrique_Bernardino_Andrade.pdf | 7,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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