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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Credilza Marques-
dc.date.accessioned2024-09-02T17:02:41Z-
dc.date.available2024-09-02T17:02:41Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19970-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofMetáfora conceptual em provérbio: uma proposta de produção de artigo de opinião para o ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectMetáfora na literaturapor
dc.subjectEscrita (artigo)por
dc.subjectProvérbiospor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectMetáfora conceptualpor
dc.titleLer, pensar e criar: na trilha da escritapt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leilane Ramos da-
dc.description.resumoCom o objetivo de desenvolver uma escrita lúdica e processual, a proposta foi materializada a partir de uma Trilha Didática (TD) dividida em cinco módulos, compostos por atividades de leitura, interpretação, análises e reflexões de textos que culminaram com a produção de um artigo de opinião. De modo prático, em Ler, pensar e criar: na trilha da escrita, você tem o passo a passo de uma proposta que destaca o uso de metáforas conceptuais em provérbios usados na língua popular e muito presentes no cotidiano da sala de aula. Nós escolhemos um conjunto de provérbios veiculadores de violência contra a mulher, associados a outros textos que também deram vez a essa linha de discussão, para que nossos alunos pudessem refletir, defender e tomar partido em causas que envolvam direitos humanos, essa temática tão importante no seio de uma sociedade que prima pela valorização do ser humano, em seu direito de existir, de ser respeitado. A despeito de sabermos que tratar de certos assuntos na sala de aula ainda gera muita dificuldade, uma vez que lidamos com adolescentes em formação, atestamos que os provérbios representam um instrumento importante para a inserção de temas polêmicos como objeto de conhecimento, seja nas aulas de Língua Portuguesa, seja em qualquer disciplina do currículo escolar. Todo trabalho foi pensado levando em consideração os acertos e os erros durante a aplicação, de modo que pudesse chegar até você com as devidas correções e orientações para facilitar a execução na sua turma. Salientamos que você não é obrigado(a) a desenvolver todos os módulos, porque eles são independentes, fique à vontade para aplicá-los. Embora aplicadas numa turma de 9º ano, todas as ações podem ser replicadas em outras séries do Ensino Fundamental, com as adaptações que se fizerem necessárias.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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