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dc.contributor.authorSantos Júnior, Josival Avelino dos-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:23:49Z-
dc.date.available2024-09-03T12:23:49Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationSantos Júnior, Josival Avelino dos. Rap para o ensino de história : potencialidades para uma educação antirracista. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19976-
dc.description.abstractThis article intends to analyze rap as a musical genre and its use as a resource in teaching history with regard to the theme of ethnic-racial studies. In this context, the aim is to promote a critical assessment in the educational context of what is contained in the National Common Curricular Base (BNCC) and in laws No. 10,639 and 11,769 that are mentioned in their normative texts regarding the aforementioned theme. To carry out the research, the methodological proposition, in addition to bibliographical research, used the qualitative method with the aim of contributing to the understanding of the content and the interpretation of the ideas and criticisms contained in the aforementioned musical production.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectRappor
dc.subjectEstudos étnico-raciaispor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)por
dc.subjectEducação críticapor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.titleRap para o ensino de história : potencialidades para uma educação antirracistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zaluski, Jorge Luiz-
dc.description.resumoO presente artigo pretende analisar o rap enquanto gênero musical e sua utilização como recurso no ensino de história no que se concerne à temática dos estudos étnico-raciais. Nesse contexto, pretende-se promover uma avaliação crítica no contexto educacional acerca do que está contido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas leis n º 10.639 e 11.769 que possuem menções em seus textos normativos referente a supracitada temática. Para a realização da pesquisa, a proposição metodológica para além da pesquisa bibliográfica utilizou-se o método qualitativo com o intuito de contribuir na compreensão do conteúdo e na interpretação das ideias e críticas contidas na referida produção musical.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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