Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Vanessa Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:27:17Z-
dc.date.available2024-09-03T12:27:17Z-
dc.date.issued2024-07-27-
dc.identifier.citationMelo, Vanessa Ribeiro de. Ensino de história e educação especial : a perspectiva do estudante surdo no ambiente escolar em Aracaju/SE. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19978-
dc.description.abstractThis work aims to present an approach to History Teaching and special education, taking as a parameter the perspective of deaf students in an inclusive school. To this end, we carried out qualitative field research, using a questionnaire whit four deaf students from Escola Estadual 11 de Agosto, in the city Aracaju-Se, linked to the Escola Licentiates Program (PROLICE), aiming to understand the historical consciousness of these students. The analysis of the answers acquired through this activity made us understand that teaching History for the deaf still has great challenges and the traditional class is one of them, in this way, deaf students like and identify dynamic and visual teaching, making teachers understand the need for new methods to implement an effectively inclusive education. Furthermore, although they have special educational needs, these subjects have a historical consciousness, since it is inherent to the human being.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEducação especial (Aracaju, SE)por
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleEnsino de história e educação especial : a perspectiva do estudante surdo no ambiente escolar em Aracaju/SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Aaron Sena de Cerqueira-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem acerca do Ensino de História e a educação especial, tendo como parâmetro a perspectiva dos alunos surdos em uma escola inclusiva. Para isso, fizemos uma pesquisa de campo qualitativa, através de um questionário com quatro estudantes surdos da Escola Estadual 11 de Agosto, da cidade de Aracaju- SE, vinculada ao Programa Licenciados na Escola (PROLICE), objetivando a compreensão da consciência histórica desses estudantes. A análise das respostas adquiridas por meio desta atividade, nos fez compreender que o ensino de História para surdos ainda conta com grandes desafios e a aula tradicional é uma delas, desta forma, os alunos surdos gostam e se identificam com um ensino dinamizado e visual, fazendo com que os docentes compreendam a necessidade de novos métodos para a efetivação de uma educação efetivamente inclusiva. Ademais, que embora tragam necessidades educacionais especiais, esses sujeitos possuem uma consciência histórica, uma vez que ela é inerente ao ser humano.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Ribeiro_Melo.pdf789,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.