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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Valdeny Lopes de-
dc.date.accessioned2024-09-04T13:27:43Z-
dc.date.available2024-09-04T13:27:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19993-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeitura subjetivapor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleVozes literafro-brasileira: promovendo a identidade e a diversidade na escolapt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jeane de Cássia Nascimento-
dc.description.resumoO presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes, especificamente aos de Língua Portuguesa, uma opção para um trabalho com letramento literário, que a partir da experiência com a literatura possa construir um sentido para si e para o mundo em que vive. Além de construir conhecimentos sobre o gênero conto, estimulando a capacidade criativa e a imaginação, através da linguagem oral e escrita, por meio da produção de narrativas, debatendo temáticas, socialmente, significativas para os alunos, através do contato com a literatura afro brasileira. Nesse sentido, pretende-se desenvolver, também, neste Caderno, diversas atividades para a efetivação da lei 10.639/03, que aponta a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na escola, contudo, ainda, tão pouco discutida nas escolas da Educação Básica. Para isso, conta-se com as vozes das escritoras Cristiane Sobral (2016) e Miriam Alves (2021), que trazem a discussão de temas relacionados à condição humana de uma parcela da sociedade, a exemplo do racismo em diversos espaços, inclusive na escola. Este Caderno foi desenvolvido a partir de concepções teóricas estudadas no Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), as quais despertaram o interesse e a percepção da necessidade de propor novas metodologias de ensino, embasadas no uso de diversos gêneros textuais para o melhoramento da Educação Básica. Diante disso, este compilado pedagógico é adequado às Séries Finais do Ensino Fundamental II, no entanto, não há impedimento de que adaptações sejam feitas para que se possa utilizá-lo em outros níveis da Educação Básica, assim também, em relação à adaptação a outras literaturas, inclusive a indígena. Espera-se que este Caderno Pedagógico fomente o desejo dos professores a uma prática efetiva do letramento literário, sobretudo de uma educação igualitária, e que estes comecem a incorporar em seus projetos pedagógicos atividades e ações pensadas para combater o racismo, utilizando a literatura como meio de transformação e humanização durante todo o ano letivo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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