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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19993
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Valdeny Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T13:27:43Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T13:27:43Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19993 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura subjetiva | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | Vozes literafro-brasileira: promovendo a identidade e a diversidade na escola | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Jeane de Cássia Nascimento | - |
dc.description.resumo | O presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes, especificamente aos de Língua Portuguesa, uma opção para um trabalho com letramento literário, que a partir da experiência com a literatura possa construir um sentido para si e para o mundo em que vive. Além de construir conhecimentos sobre o gênero conto, estimulando a capacidade criativa e a imaginação, através da linguagem oral e escrita, por meio da produção de narrativas, debatendo temáticas, socialmente, significativas para os alunos, através do contato com a literatura afro brasileira. Nesse sentido, pretende-se desenvolver, também, neste Caderno, diversas atividades para a efetivação da lei 10.639/03, que aponta a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na escola, contudo, ainda, tão pouco discutida nas escolas da Educação Básica. Para isso, conta-se com as vozes das escritoras Cristiane Sobral (2016) e Miriam Alves (2021), que trazem a discussão de temas relacionados à condição humana de uma parcela da sociedade, a exemplo do racismo em diversos espaços, inclusive na escola. Este Caderno foi desenvolvido a partir de concepções teóricas estudadas no Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), as quais despertaram o interesse e a percepção da necessidade de propor novas metodologias de ensino, embasadas no uso de diversos gêneros textuais para o melhoramento da Educação Básica. Diante disso, este compilado pedagógico é adequado às Séries Finais do Ensino Fundamental II, no entanto, não há impedimento de que adaptações sejam feitas para que se possa utilizá-lo em outros níveis da Educação Básica, assim também, em relação à adaptação a outras literaturas, inclusive a indígena. Espera-se que este Caderno Pedagógico fomente o desejo dos professores a uma prática efetiva do letramento literário, sobretudo de uma educação igualitária, e que estes comecem a incorporar em seus projetos pedagógicos atividades e ações pensadas para combater o racismo, utilizando a literatura como meio de transformação e humanização durante todo o ano letivo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VALDENY_LOPES_OLIVEIRA-Cadernopedagógico.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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