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dc.contributor.authorCavalcante, Camila Barreto-
dc.date.accessioned2024-09-04T19:39:25Z-
dc.date.available2024-09-04T19:39:25Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Camila Barreto. Maternidades educadas: Instagram, moral e resistências. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19995-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the author's maternal concerns, which when entering the Master's Degree in Education, linked to the Federal University of Sergipe (UFS), in the line of research Society, Subjectivities and Educational Thought, with gender as its object of study. She chose Instagram as her field of research, questioning how pedagogization occurs in this social space. The purpose of this work is to scrutinize the maternal narratives found in the chosen social network, focusing on the denunciation of the moral values produced in this field. To denounce what possibly imprisons and watches over so many women. A work that brings pages of women mothers, their interactions and posts that were woven into the categories inspired by Nietzsche (1978- 2017), with his genealogy of morals. In addition, it uses Deleuze's (1976 - 2020) writings as a reference for conversation, at some points, Foucault's (1969 - 2014) surveys were used, categories such as guilt, resentment, ascetic ideals, bad conscience. The choices of the profiles also happened through the use of some hashtags #maternidade #maternagem, #maeeacademia, #saudementalmaterna #maepossivel, in order to specify the approach for this work.In the writings that say goodbye to this research, the author considers that the writings about themselves of women mothers is a way of doing science.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação (aspectos sociológicos)por
dc.subjectInstagram (rede social on-line)por
dc.subjectMães (redes sociais)por
dc.subjectÉticapor
dc.subjectNarrativas digitaispor
dc.subjectMaternidades educadaspor
dc.subjectDiscursos do Instagrampor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectMaternityeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectGenealogy of moralseng
dc.titleMaternidades educadas: Instagram, moral e resistênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Feldens, Dinamara Garcia-
dc.description.resumoEsta dissertação é cria das inquietações maternas da autora, que, ao adentrar no Mestrado em Educação, vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), na linha de pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional, sendo o gênero o seu objeto de estudo, tendo o Instagram como o campo de pesquisa, questionando como ocorre a pedagogização nesse espaço social. A proposta deste trabalho é perscrutar as narrativas maternas encontradas na rede social escolhida, com o foco na denúncia dos valores morais produzidos nesse campo. Denunciar aquilo que, possivelmente, aprisiona e que vigia tantas mulheres. É uma obra que traz páginas de mulheres mães, suas interações e postagens que foram tecidas nos conceitos de Nietzsche (1978 - 2017), em sua genealogia da moral. Além disso, utiliza como referência de conversação as escritas de Deleuze (1976 - 2020). Em alguns pontos, fez uso dos levantamentos de Foucault (1969-2014), como culpa, ressentimento, ideais ascéticos e má consciência. As escolhas dos perfis aconteceram, também, por meio do uso de algumas hashtags #maternidade #maternagem, #maeeacademia, #saudementalmaterna #maepossivel, a fim de especificar a abordagem para este trabalho. Nas escritas que se despedem desta pesquisa, a autora considera que as escritas sobre si das mulheres mães é um modo de fazer ciência, já que, entre elas ocorre a troca de modos de maternar e existir.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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