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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A atenção seletiva como constructo neurocognitivo potencial para a aprendizagem da noção de funções orgânicas oxigenadas
Autor(es): Santos, Eliel Cardoso dos
Data do documento: 27-Mar-2024
Orientador: Fonseca, Laerte Silva da
Resumo: No processo de aprendizagem das Funções Orgânicas Oxigenadas (FOO), a atenção seletiva é fundamental, pois permite que o estudante se concentre em informações relevantes sobre os grupos funcionais, as propriedades e as reações, filtrando estímulos irrelevantes ou distrativos. Isso otimiza a aquisição e a retenção de novos conhecimentos, direcionando os recursos cognitivos para o que realmente importa, como a compreensão das estruturas moleculares e suas transformações químicas no contexto de aprendizagem. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar uma Sequência Didática (SD) considerando o funcionamento neuronal da atenção seletiva durante o processo de aprendizagem da noção de Funções Orgânicas Oxigenadas, indicada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Aporá. Para tanto, conduziu-se a investigação de forma exploratória e experimental, devido à necessidade de estudos e aplicação nessa área, amparada nos princípios metodológicos da Engenharia Didática Clássica, instituídos por Michèle Artigue. Realizou-se uma análise histórico-epistemológica sobre as Funções Orgânicas com o objetivo de identificar obstáculos epistemológicos, conforme Bachelard, e obstáculos didáticos, conforme Brousseau, além da análise das abordagens quanto à organização e ao ensino habitual desse saber em documentos oficiais e em capítulos de quatro livros didáticos. Essas análises resultaram na concepção da SD fundamentada na atenção seletiva e no processamento cerebral da informação, sustentada teoricamente pela Neurociência e Neurociência Cognitiva, com autores como Gazzaniga et al. (2018, 2019), Kandel (2014), Lent (2010), Sternberg (2010), e Cosenza e Guerra (2011), assim como na Teoria da Integração de Características, desenvolvida por Treisman e Gelade, que explica os mecanismos de busca dos estímulos com base em características da apresentação das FOO. A SD foi elaborada pelo pesquisador e é composta por dez atividades apoiadas nos princípios da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, com o propósito de modelar o processo de aprendizagem, empregando recursos didáticos genéricos para o desenvolvimento do foco atencional. As atividades foram organizadas e aplicadas em quatro momentos, em que foram utilizados testes, protocolos e registros fotográficos e audiovisuais para coleta dos dados. Esses foram sistematizados por meio da estatística descritiva, analisados e confrontados entre a análise a priori e a posteriori. Assim, foi confirmada a maioria das hipóteses para cada uma das atividades, bem como alcançados os objetivos, validando a SD. Os resultados apontam que os recursos didáticos genéricos incorporados nas atividades desempenharam um papel fundamental na melhoria do estado de atenção seletiva dos estudantes no processo de aprendizagem da noção de FOO. Isso revela a ativação de regiões específicas do córtex cerebral, como o occipital e o parietal, durante a execução das atividades, demonstrando o impacto positivo dos estímulos visuais na participação e no envolvimento dos estudantes. Portanto, esta pesquisa contribui para os professores de química do EM, ao apresentar uma SD sobre a aprendizagem da noção de FOO, fundamentada na Neurociência Cognitiva e empregando recursos didáticos genéricos para o desenvolvimento da atenção seletiva dos estudantes nesse processo.
Abstract: In the process of learning Organic Oxygenated Functions (FOO), selective attention is fundamental, as it allows the student to focus on relevant information about functional groups, properties and reactions, filtering out irrelevant or distracting stimuli. This optimizes the acquisition and retention of new knowledge, directing cognitive resources to what really matters, such as understanding molecular structures and their chemical transformations in the learning context. In view of this, the general objective of this research was to analyze a Didactic Sequence (DS) considering the neuronal functioning of selective attention during the process of learning the notion of Oxygenated Organic Functions, recommended for students in the 3rd year of High School in a public school in the city of Aporá. To this end, the investigation was conducted in an exploratory and experimental manner, due to the need for studies and application in this area, supported by the methodological principles of Classical Didactic Engineering, established by Michèle Artigue. A historical-epistemological analysis was carried out on Organic Functions with the aim of identifying epistemological obstacles, according to Bachelard, and didactic obstacles, according to Brousseau, in addition to analyzing approaches to the organization and habitual teaching of this knowledge in official documents and in chapters of four textbooks. These analyzes resulted in the conception of DS based on selective attention and brain processing of information, theoretically supported by Neuroscience and Cognitive Neuroscience, with authors such as Gazzaniga et al. (2018, 2019), Kandel (2014), Lent (2010), Sternberg (2010), and Cosenza and Guerra (2011), as well as the Feature Integration Theory, developed by Treisman and Gelade, which explains search mechanisms of stimuli based on characteristics of the FOO presentation. The DS was created by the researcher and is composed of ten activities based on the principles of Brousseau's Theory of Didactic Situations, with the purpose of modeling the learning process, using generic didactic resources to develop attentional focus. The activities were organized and applied in four moments, in which tests, protocols and photographic and audiovisual records were used to collect data. These were systematized using descriptive statistics, analyzed and compared between a priori and a posteriori analysis. Thus, most of the hypotheses for each of the activities were confirmed, as well as the objectives were achieved, validating the DS. The results indicate that the generic teaching resources incorporated in the activities played a fundamental role in improving the students' state of selective attention in the process of learning the notion of FOO. This reveals the activation of specific regions of the cerebral cortex, such as the occipital and parietal, during the execution of activities, demonstrating the positive impact of visual stimuli on student participation and engagement. Therefore, this research contributes to EM chemistry teachers by presenting a DS on learning the notion of FOO, based on Cognitive Neuroscience and using generic teaching resources to develop students' selective attention in this process.
Palavras-chave: Química (ensino médio)
Neurociência cognitiva
Didática (ensino médio)
Aprendizagem química
Recursos didáticos genéricos
Teoria das situações didáticas
Chemical learning
Generic teaching resources
Cognitive neuroscience
Theory of didactic situations
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Eliel Cardoso dos. A atenção seletiva como constructo neurocognitivo potencial para a aprendizagem da noção de funções orgânicas oxigenadas. 2024. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20002
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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