Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20024
Tipo de Documento: Tese
Título: Resistência e denúncia no discurso de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de despejo
Autor(es): Andrade, Genilma Dantas
Data do documento: 23-Fev-2024
Orientador: Carvalho, Maria Leônia Garcia C.
Resumo: Por meio dos fundamentos da Análise de Discurso francesa, esta pesquisa examina o processo de subjetivação e da discursividade literária canônica em Carolina Maria de Jesus. Teve como objetivo precípuo realizar uma análise discursiva da obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2001), que apresentou grande repercussão e êxito no mercado editorial, na década de 1960. Busquei analisar, especificamente, o discurso da referida autora como fruto de denúncia e resistência à sua condição de favelada. Os nossos objetivos específicos, por sua vez, são desdobramentos da questão norteadora. São eles: a) situar historicamente o discurso investigado, considerando suas condições de produção; b) identificar, nos discursos em análise, a construção da subjetividade da autora; c) observar, nas práticas discursivas, traços de ativismo político e resistência. Para a realização dos objetivos deste trabalho, o corpus se constituiu, sobretudo, de sequências discursivas retiradas da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, escrita no período entre 1955 a 1960. Os efeitos de sentido de resistência possibilitam que essa produção literária possa ser reconhecida como literatura de enfrentamento social e contribuem, por fim, para a reflexão sobre a ausência de autoras negras, apontando alguns questionamentos acerca do silenciamento. Esse estudo fundamentase em autores da Análise do Discurso francesa, tais como Pêcheux (1979, 1990, 1995, 1996, 1997, 2014); Orlandi (1998, 1996, 2005, 2012), embora haja também contribuições de autores diversos, a exemplo de Bauman (1998, 2001, 2003) sobre identidade, de Mussalin (2003), Carvalho (2012), dentre outros. As análises apontam que a escrita de Carolina Maria de Jesus é um ato de denúncia e resistência porque, além de revelar a situação caótica pela qual ela e outros moradores da favela passavam, rompe com uma formação imaginária de autor branco, classe média, com alto grau de escolaridade, intelectual. O sujeito-autor ao discorrer sobre a “fome da escrita e a escrita da fome”, pela tessitura do poético, atenta para a formação de uma literatura de denúncia e enfrentamento social. Além do mais, ao materializar sentidos, esse sujeito-autor trabalha o interdiscurso no intradiscurso a fim de construir o seu projeto de escritura, trazendo outros espaços para nossa literatura, a partir do seu não-lugar na historiografia da literatura brasileira. Essa abordagem nos permitiu compreender um pouco mais sobre a condição da mulher negra e como se insere no discurso literário em determinado momento histórico.
Abstract: Using the foundations of French Discourse Analysis, this research examines the process of subjectivation and canonical literary discursivity in Carolina Maria de Jesus. Its main objective was to carry out a discursive analysis of the work Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2001), which had great repercussions and success in the publishing market in the 1960s. I specifically sought to analyze the author's discourse as the fruit of denunciation and resistance to her condition as a slum dweller. Our specific objectives, in turn, are developments of the guiding question. They are: a) to situate the discourse under investigation historically, considering its conditions of production; b) to identify, in the discourses under analysis, the construction of the author's subjectivity; c) to observe, in the discursive practices, traces of political activism and resistance. In order to achieve the objectives of this work, the corpus consisted mainly of discursive sequences taken from the work Quarto de despejo: diário de uma favelada, written between 1955 and 1960. The effects of resistance mean that this literary production can be recognized as a literature of social confrontation and, finally, contributes to reflecting on the absence of black authors, raising some questions about silencing. This study is based on authors from French Discourse Analysis, such as Pêcheux (1979, 1990, 1995, 1996, 1997, 2014); Orlandi (1998, 1996, 2005, 2012), although there are also contributions from other authors, such as Bauman (1998, 2001, 2003) on identity, Mussalin (2003), Carvalho (2012), among others. The analysis shows that Carolina Maria de Jesus' writing is an act of denunciation and resistance because, as well as revealing the chaotic situation she and other favela residents were going through, it breaks with an imaginary formation of a white, middle-class, highly educated, intellectual author. By discussing the "hunger for writing and the writing of hunger", through the weaving of the poetic, the subjectauthor pays attention to the formation of a literature of denunciation and social confrontation. Furthermore, by materializing meanings, this subject-author works the interdiscourse in the intradiscourse in order to build his writing project, bringing other spaces to our literature, from its non-place in the historiography of Brazilian literature. This approach has allowed us to understand a little more about the condition of black women and how they fit into literary discourse at a given historical moment.
En s'appuyant sur les fondements de l'analyse du discours français, cette recherche examine le processus de subjectivation et de discursivité littéraire canonique chez Carolina Maria de Jesus. Son objectif principal était de réaliser une analyse discursive de l'œuvre Quarto de Despejo : diário de uma favelada (2001), qui a eu un grand retentissement et un grand succès sur le marché de l'édition dans les années 1960. Je cherche en particulier à analyser le discours de l'auteur comme le fruit d'une dénonciation et d'une résistance à sa condition d'habitante d'un bidonville. Nos objectifs spécifiques, à leur tour, sont des développements de la question directrice. Il s'agit de : a) situer historiquement le discours étudié, en considérant ses conditions de production ; b) identifier, dans les discours analysés, la construction de la subjectivité de l'auteur ; c) observer, dans les pratiques discursives, les traces d'un activisme politique et d'une résistance. Pour atteindre les objectifs de ce travail, le corpus a été constitué principalement de séquences discursives extraites du roman Quarto de despejo : diário de uma favelada, écrit entre 1955 et 1960. Les effets de résistance permettent de reconnaître cette production littéraire comme une littérature de confrontation sociale et, enfin, de contribuer à la réflexion sur l'absence d'auteures noires, en soulevant quelques questions sur le silence. Cette étude s'appuie sur des auteurs de l'analyse du discours français, tels que Pêcheux (1979, 1990, 1995, 1996, 1997, 2014) ; Orlandi (1998, 1996, 2005, 2012), bien qu'il y ait également des contributions d'autres auteurs, tels que Bauman (1998, 2001, 2003) sur l'identité, Mussalin (2003), Carvalho (2012), parmi d'autres. Les analyses montrent que l'écriture de Carolina Maria de Jesus est un acte de dénonciation et de résistance car, en plus de révéler la situation chaotique qu'elle et d'autres habitants de la favela vivaient, elle rompt avec la formation imaginaire d'un auteur blanc, de classe moyenne, hautement éduqué et intellectuel. En discutant de la "faim d'écrire et de l'écriture de la faim" à travers le tissage poétique, le sujetauteur attire l'attention sur la formation d'une littérature de dénonciation et de confrontation sociale. De plus, en matérialisant les significations, ce sujet-auteur travaille l'interdiscours dans l'intradiscours afin de construire son projet d'écriture, en apportant d'autres espaces à notre littérature, à partir de sa non-place dans l'historiographie de la littérature brésilienne. Cette approche nous a permis de comprendre un peu mieux la condition des femmes noires et leur place dans le discours littéraire à un moment historique donné.
Palavras-chave: Análise do discurso
Memória autobiográfica
Literatura brasileira
Carolina Maria de Jesus
Quarto de despejo
Resistência e denúncia
Gênero autobiográfico
Discourse Analysis
Denunciation and resistance
Autobiographical genre
Analyse du discours
Dénonciation et résistance
Genre autobiographique
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: ANDRADE, Genilma Dantas. Resistência e denúncia no discurso de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de despejo. 2024. 126 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20024
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GENILMA_DANTAS_ANDRADE.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.