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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20030
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Conhecimento sobre as Práticas Integrativas e Complementares dos discentes da área da saúde na Universidade Federal de Sergipe : um estudo piloto |
Autor(es): | Mendonça, Íris Oliveira Santos, Kananda Sousa |
Data do documento: | 9-Abr-2024 |
Orientador: | Lobato, Luciana Pereira |
Resumo: | As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, apresentam demanda crescente e, por conseguinte sua abordagem acadêmica e conhecimento dos discentes é importante para formação dos profissionais da área da saúde para ampliação dos olhares frente às possibilidades de cuidado. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos discentes da Universidade Federal de Sergipe acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Para tanto foi realizada a aplicação de questionários a uma amostra de 50 estudantes universitários da área da saúde no Campus José Aloísio de Campos da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. Diante disso, verificou-se que 96% conhecem as PICS, enquanto 4% responderam não, as mais citadas pelos discentes foram auriculoterapia, reiki, acupuntura, ventosaterapia, homeopatia, fitoterapia e aromaterapia. Ademais, apenas 50% dos estudantes responderam que conhecem a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Diante desse estudo, é notório observar a visibilidade cada vez maior que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) vem conquistando. Portanto, foi possível verificar que inserção de disciplinas obrigatórias e optativas nas grades curriculares dos cursos da área da saúde enfatiza um maior conhecimento sobre as PICS e uma abordagem diferencial futura desses profissionais em formação. Ademais, foi observado um interesse dos discentes com as PICS e certa frequência utilização das práticas na vida deles e seus familiares. Dessa forma, os estudos já lidos pelos mesmos demonstram que é de grande importância o incentivo de trabalhos acadêmicos, artigos, discussões e inclusão de mais disciplinas nas grades curriculares para preparar o aluno. |
Abstract: | Integrative and Complementary Practices, recognized by the world health organization, are in growing demand and have students' knowledge as an influencing factor for the training of health professionals and their advancement in the Unified Health System. The general objective of this work was to evaluate the knowledge of students at the Federal University of Sergipe about Integrative and Complementary Health Practices (PICS). To this end, questionnaires were administered to a sample of 50 university students in the health field at the José Aloísio de Campos Campus of the Federal University of Sergipe, São Cristóvão. Given this, it was found that 96% knew about PICS, while 4% responded no, the most cited by students were auriculotherapy, reiki, acupuncture, cupping therapy, homeopathy, herbal medicine and aromatherapy. Furthermore, only 50% of students responded that they knew the National Policy on Integrative and Complementary Practices. In view of this study, it is notable to observe the increasing visibility that Integrative and Complementary Health Practices (PICS) have been gaining. Therefore, it was possible to verify that the inclusion of mandatory and optional subjects in the curricula of health courses emphasizes greater knowledge about PICS and a different future approach for these professionals in training. Furthermore, students were interested in PICS and had a certain frequency of using the practices in their and their families' lives. Thus, the studies already read by them demonstrate that it is of great importance to encourage academic work, articles, discussions and the inclusion of more subjects in the curriculum to prepare the student. |
Palavras-chave: | Farmácia Ensino superior (UFS) Práticas Integrativas e Complementares (PICS) Saúde coletiva Medicina complementar Política Nacional de PICS Educação em saúde Universidade Federal de Sergipe (UFS) Integrative and Complementary Practices (PICS) Complementary Medicine |
área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Mendonça, Íris Oliveira; Santos, Kananda Sousa. Conhecimento sobre as Práticas Integrativas e Complementares dos discentes da área da saúde na Universidade Federal de Sergipe : um estudo piloto. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Farmácia) – Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20030 |
Aparece nas coleções: | Farmácia |
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